TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLETA SELETIVA

Ensaios: COLETA SELETIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 6

COLETA SELETIVA

N A E S C O L A - N O C O N D O M Í N I O

N A E M P R E S A - N A C O M U N I D A D E - N O M U N I C Í P I O

RESUMO

Nosso trabalho consiste em conscientizar o nosso município de que a coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. Conforme Waldman e Schneider (2000), o lixo se tornou um grande problema para a sociedade, onde não só a quantidade de lixo produzido aumentou, mas a sua composição mudou, passando a ser menos orgânico, devido à aceitação da cultura dos descartáveis ao longo dos anos pela sociedade. Atualmente apenas 60% do lixo produzido nas cidades brasileiras são coletados, e o restante permanece junto às casas, ruas, córregos e mananciais, prejudicando as cidades. Existem diversos tipos de lixo, que pode ser classificado quanto a sua natureza física, sua composição química, quanto aos riscos potenciais causados ao meio ambiente, quanto à sua origem e produção, entre os quais se referem ao lixo domiciliar, comercial e industrial. (Vilhena e D’Almeida 2000), (Lima 1995), (Scarlato e Pontin 1992) Este trabalho tem como finalidade indicar os principais passos para a implantação de um sistema de coleta, de forma simples e objetiva e em como nossa universidade pode ajudar na sua execução.

INTRODUÇÃO

O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

O QUE É A RECICLAGEM? É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.

RECICLÁVEL É DIFERENTE DE RECICLADO. Reciclável indica que o material pode ser transformado em outro novo material. Reciclado indica que o material já foi transformado. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente. Certos materiais, embora recicláveis, não são aproveitados devido ao custo do processo ou à falta de mercado para o produto resultante.

RECICLAR É DIFERENTE DE SEPARAR. Reciclar consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. É importante lembrar que a separação dos materiais de nada adianta se eles não forem coletados separadamente e encaminhados para a reciclagem. (D´ALMEIDA & VILHENA, 2000, P.29).

A colaboração de todos é muito importante, partindo do conhecimento de 3 itens:

REDUZIR - Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo.

REUTILIZAR - Reaproveitar o material em outra função.

RECICLAR - Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos.

- (VOGEL, 2003)

Vários segmentos de uma comunidade podem participar do programa de coleta seletiva. Cada um fazendo uma parte e se beneficiando dos resultados. Exemplo disso é a parceria entre as unidades produtoras de lixo e gestoras da coleta seletiva (condomínios, escolas, empresas, etc.) e as cooperativas ou associações que receberão os materiais selecionados e que muitas vezes podem se encarregar da retirada dos mesmos.

SUAS VANTAGENS

Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

• Diminui a exploração de recursos naturais

• Reduz o consumo de energia

• Diminui a poluição do solo, da água e do ar

• Prolonga a vida útil dos aterros sanitários

• Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo

• Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.

• Diminui o desperdício

• Diminui os gastos com a limpeza urbana

• Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias

• Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis

DESENVOLVIMENTO ( ORGANIZAÇÃO )

Organização segundo MAXIMIANO, ANTONIO CESAR A. Introdução a administração. 3ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 1992.

“Uma organização é uma combinação de esforços individuas que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma Organização tornam-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoal. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou um corpo de bombeiros, um hospital ou escola são todos exemplos de organizações”

O conceito de organização pelo enfoque administrativo é de compilar capital, recursos humanos, equipamentos e processos, com o objetivo de se atingir um determinado resultado.

A função Organização nada mais é que determinar que recursos e que atividades serão necessárias para serem atingidos os objetivos da Empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com