TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLETA SELETIVA

Por:   •  26/9/2013  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 6

COLETA SELETIVA

N A E S C O L A - N O C O N D O M Í N I O

N A E M P R E S A - N A C O M U N I D A D E - N O M U N I C Í P I O

RESUMO

Nosso trabalho consiste em conscientizar o nosso município de que a coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. Conforme Waldman e Schneider (2000), o lixo se tornou um grande problema para a sociedade, onde não só a quantidade de lixo produzido aumentou, mas a sua composição mudou, passando a ser menos orgânico, devido à aceitação da cultura dos descartáveis ao longo dos anos pela sociedade. Atualmente apenas 60% do lixo produzido nas cidades brasileiras são coletados, e o restante permanece junto às casas, ruas, córregos e mananciais, prejudicando as cidades. Existem diversos tipos de lixo, que pode ser classificado quanto a sua natureza física, sua composição química, quanto aos riscos potenciais causados ao meio ambiente, quanto à sua origem e produção, entre os quais se referem ao lixo domiciliar, comercial e industrial. (Vilhena e D’Almeida 2000), (Lima 1995), (Scarlato e Pontin 1992) Este trabalho tem como finalidade indicar os principais passos para a implantação de um sistema de coleta, de forma simples e objetiva e em como nossa universidade pode ajudar na sua execução.

INTRODUÇÃO

O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

O QUE É A RECICLAGEM? É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.

RECICLÁVEL É DIFERENTE DE RECICLADO. Reciclável indica que o material pode ser transformado em outro novo material. Reciclado indica que o material já foi transformado. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente. Certos materiais, embora recicláveis, não são aproveitados devido ao custo do processo ou à falta de mercado para o produto resultante.

RECICLAR É DIFERENTE DE SEPARAR. Reciclar consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. É importante lembrar que a separação dos materiais de nada adianta se eles não forem coletados separadamente e encaminhados para a reciclagem. (D´ALMEIDA & VILHENA, 2000, P.29).

A colaboração de todos é muito importante, partindo do conhecimento de 3 itens:

REDUZIR - Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo.

REUTILIZAR - Reaproveitar o material em outra função.

RECICLAR - Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos.

- (VOGEL, 2003)

Vários segmentos de uma comunidade podem participar do programa de coleta seletiva. Cada um fazendo uma parte e se beneficiando dos resultados. Exemplo disso é a parceria entre as unidades produtoras de lixo e gestoras da coleta seletiva (condomínios, escolas, empresas, etc.) e as cooperativas ou associações que receberão os materiais selecionados e que muitas vezes podem se encarregar da retirada dos mesmos.

SUAS VANTAGENS

Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

• Diminui a exploração de recursos naturais

• Reduz o consumo de energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com