TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO OS ASPECTOS ECONOMICOS SÃO IMPORTANTES PARA O DESEMVOLVIMENTO DE UM PAÍS

Dissertações: COMO OS ASPECTOS ECONOMICOS SÃO IMPORTANTES PARA O DESEMVOLVIMENTO DE UM PAÍS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS

CURSO DE DIREITO

Disciplina de Economia

COMO OS ASPECTOS ECONOMICOS SÃO IMPORTANTES PARA O DESEMVOLVIMENTO DE UM PAÍS.

Roselaine Noda Romeiro

Direito-

Macroeconomia:

A macroeconomia trata da evolução da economia como um todo, fazendo uma análise diante da determinação e comportamento dos grandes agregados, como renda e produtos nacionais, investimentos, poupança e consumo agregados, nível geral de preços emprego desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.

Ela trata os mercados de forma global. Por exemplo, no mercado de bens e serviços, o conceito do produto nacional é um agregado de mercados agrícolas, industriais e de serviços; no mercado de trabalho, a macroeconomia preocupa-se com a oferta e a demanda de mão de obra e com a determinação dos salários e nível de emprego, mas não se preocupa com diferenças em qualificação, sexo, idade, origem da força de trabalho etc.

Quanto a sua importância para o desenvolvimento de um país, temos que o fato de um país estar aumentando sua renda real per capta não necessariamente significa que está tendo uma melhoria. O conceito de crescimento econômico capta apenas o crescimento da renda per capta, Assim, um país só melhora o seu desenvolvimento econômico e social quando, juntamente com o aumento da renda per capta estiver também melhorando os indicadores sociais, tais como, pobreza, desemprego, meio ambiente, moradia etc.

Comércio Internacional:

É de vital importância para um país, com relação ao comércio exterior, que este firme uma adesão com relação as regras internacionais. Importante destacar que as novas regras que surgiram com criação da OMC, servem para balizar tal comércio, e torná-lo muito mais complexo.

Mesmo que o comércio entre as grandes economias ainda represente a maior parte do comércio internacional, o crescimento econômico mundial tem se revelado mais rápido nas economias em desenvolvimento. A liberalização das regras do comércio internacional aparece agora como determinante para o desenvolvimento, uma vez que os países centrais, que se desenvolveram justamente protegendo seus sistemas produtivos, estão em condições competitivas.

Diante disso, o comércio internacional tem aumentado o mercado consumidor, possibilitando um avanço na produção, baixando o custo médio, e fornecendo produtos mais baratos. Da mesma forma, a importação possibilita queda de preços do produto estrangeiro e oferece mais opções aos seus consumidores, buscando o desenvolvimento, aumentando os fluxos comerciais com outros países e explorando novos mercados através de concessões entre os países participantes.

Regime Cambial e Política Econômica:

A política cambial de um país está diretamente relacionada com as operações de exportação e importação, portanto, suas diretrizes impactam na balança comercial e causam efeitos no balanço de pagamentos do país. A estrutura de uma política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com