TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPOSTOS VOLÁTEIS

Dissertações: COMPOSTOS VOLÁTEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Equipe 5- Compostos orgânicos voláteis - hidrocarbonetos e compostos halogenados

Características

O termo “total organic compounds” (TOC) é utilizado para indicar todas as combinações orgânicas, inclusive metano, etano, clorofluorocarbonetos, adeídos, combinações de semi-voláteis, etc. Freqüentemente, um procedimento de teste de emissão produzirá um conjunto de dados com exclusão do metano. Neste caso, utiliza-se o termo “Total Não Metano Orgânico Composto” (TNMOC).

O estado físico depende da estrutura molecular e, em particular, do número de átomos de carbono. Os compostos orgânicos com 1 a 4 átomos de carbono são gases a temperatura ambiente, sendo, portanto, muito importantes sob o ponto de vista de contaminação atmosférica.

Existem outras classificações baseadas na periculosidade dos compostos orgânicos (HAP-Harzadous Air Pollutants) e quanto a participação em reações fotoquímicas na atmosfera. Segundo a EPA, o termo VOC (Volatile Organic Compouds) deve ser aplicado no último caso, sendo os mesmos medidos por métodos de referência.

A Tabela abaixo mostra os principais compostos orgânicos voláteis presentes em correntes de ar contaminadas. Pode-se notar que existem compostos alifáticos e aromáticos, clorados ou não. Alguns compostos aromáticos possuem anéis benzênicos conjugados.

Tipo de Compostos

Aromáticos Alifáticos clorados Aromáticos clorados

Benzeno Clorometanos Policlorodibenzodioxinas

Tolueno Cloroetanos Policlorodibenzofuranos

Xilenos Cloroetenos Policlorobenzenos

Etilbenzenos Bifenilas cloradas

Fenóis Clorofenóis

Bifenilas

Compostos polinucleares (naftaleno, antraceno, etc)

Fontes

São conhecidos milhares de compostos orgânicos totais, resultantes da combustão incompleta ou de perdas por evaporação de processos industriais nas etapas de armazenamento, operações de transferência ou emprego de solventes. Os veículos automotivos também são uma grande fonte, principalmente devido a combustão incompleta e perdas durante as etapas de abastecimento de veículos, por evaporação do tanque de combustível ou outras partes do motor. A queima incompleta em processos de combustão do lixo também gera a emissão de compostos orgânicos voláteis. A emissão de dioxinas e furanos é uma preocupação constante de unidades de incineração, dado a sua grande toxidez.

Efeitos específicos

Os compostos orgânicos podem ter ação direta ou indireta. Sabe-se que estes compostos contribuem para a formação da névoa fotoquímica, em conjunto com o ozônio e o NOx. Os clorofluorocarbonetos atacam a camada de ozônio na estratosfera. Os efeitos diretos estão relacionados à toxidez de alguns compostos, tais como benzeno, formaldeído e metanol, que podem causar doenças diversas, tais como câncer, leucopenia, tumores, etc.

Alguns compostos podem se letais, mesmo em concentrações de ppbs. Um exemplo são as dioxinas e furanos gerados na queima de compostos clorados. Juntos, formam uma classe que pode ser considerada uma das mais violentas substâncias criadas pelo Homem, com grau de periculosidade ultrapassando tanto o urânio quanto o plutônio. Entre os seus males está o extermínio de defesas naturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com