TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Comunicação empresarial compreende um conjunto complexo de atividades ações, estratégias, produtos, e processos desenvolvidos para reforçar a imagem da empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidade e etc.), junto aos públicos de interesse (consumidores, empregados, acionistas, financeira, jornalista etc.) ou junto à opinião pública. Ela tem assumido nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens, o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias). Atualmente, exige-se do profissional da área de comunicação empresarial não apenas conhecimentos e habilidades nas praticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios. Mais do que simples executor de tarefas (bom redator, bom relacionamento com a mídia e as pessoas), o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor capaz de planejar, estrategicamente, o esforço de

comunicação da empresa ou entidade.

Tendo a Comunicação Empresarial como eixo temático, o objetivo deste o projeto é analisar de que forma a comunicação exercida entre colaboradores eclientesda empresa podendo refletir no desempenho da empresa M.L Serviços financeiros.

[...] A comunicação empresarial é um sistema aberto, semelhante à empresa, como sistema a comunicação é organizada pelos elementos – fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor. Ingredientes que utilizam o processo. (GAUDENCIO, 1985, p.09).

A justificativa para analisar esta empresa em especificoé mostrar porque as mesmas precisam oferecermelhores recursos para que seus colaboradores possam se comunicar mais facilmente e melhor com seus clientes. Porque as organizações necessitam estabelecer um contato de extrema clareza com seus clientes. As deficiências que eles possuem internamente não devem aparecer na hora do contato com o cliente. Porque os profissionais desta área estão sempre preocupados com o relacionamento da empresa e junto com a sociedade e seus interlocutores. Devido a isso seria relevante mostrar de que forma a cobranca ao inadimplente é feita, atraves de uma analise que vai nos indicar o porque de tanta inadimplência no brasil.

O objeto de pesquisa nesta empresa éo sistema utilizado para que o colaborador entre em contato com o cliente. Seria o sistema Altitude, a onde são cadastradas as informações de clientes, que automaticamente é feita a ligação.Mas que possui uma deficiência na hora de executá-lo. Desta forma acaba por prejudicar o objetivo da empresaa recuperação de crédito.

(Cruz e Ribeiro (2004, p. 17), conceituam que:

Pesquisa é o mesmo que busca ou procura. Pesquisar é,

portanto, buscar compreender a forma como se processam os fenômenos observáveis, descrevendo sua estrutura e funcionamento. É na pesquisa que se tenta conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem no universo percebido pelo homem.

Para a realização desta pesquisa utilizamos como método levantamento bibliográfico junto às bibliotecas das Universidades UNIP e UMC, pesquisa em sites especializados e visita técnica a empresa.

DESCRIÇÃO DO RAMO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA

A ML trabalha focada no segmento do Mercado Financeiro:

Bancos, Financeiras, Administradoras de Consórcios, Administração de Cartões de crédito, seguradoras,Securitizadoras.

Na estrutura da Empresa, contamos com três diretores executivos (Dra. Maria Lucília Gomes, João Leme e SatoshiFukuura) e 10 Gerentes executivos envolvidos:

Áreas jurídicas - Dras. Andrea Lolli, Milena Moratti e Roberta Mello.

A empresa em questão é uma empresa de cobrança. Com advogados especializados em cobrança judicial. O setor operacional onde se encontram os colaboradores que entram em contato com os clientes devedores é o responsável pela cobrança ativa. Já os que recebem a ligação dos clientes são os que fazem a cobrança receptiva.As instituições financeiras contratam as empresas especializadas nesse tipo de serviço para fazer a cobrança. Quando já esgotaram as suas possibilidades de receber o valor que perderam. Normalmente nesse momento o devedor já está com o nome incluído em serviços de proteção ao crédito.

Esse tipo de atividade caracteriza-se pela prestação de serviços de cobrança extrajudicial, tais como: cobrar e receber contas de todos os tipos, cheques, promissórias, cobranças bancárias

e duplicatas, sem a necessidade de participação de um advogado.

Essa prestação de serviços tem como objetivo atender as instituições financeiras e as micro , pequenas e médias empresas, que em sua maioria não possuem estrutura para realização de cobranças extrajudiciais.

Cobrança tradicional é aquela iniciada geralmente após 30 dias de atraso, através de equipes treinadas para esse tipo de cobrança e que respeite as normas contidas no Código de Defesado Consumidor.

A empresa encontra-se presente no mercado de cobrança a mais de 20 anos e é reconhecida e respeitada pela sua grande atuação na recuperação de credito. Sua missão é de prover a indústria de credito e cobrança, com serviços e soluções inteligentes e eficazes. Que maximizam o resultado operacional dos seus clientes criando valor para os seus acionistas e colaboradores.

Suavisão é ser reconhecida e respeitada como melhor empresa do segmento, devido a sua atuação altamente especializada, profissional e cumpridora da lei de forma ética e transparente, eficaz, inteligente e excelência na prestação de serviços.

Através dessa ação de cobrança, a empresa vem se destacando a cada dia mais. Deixando as suas concorrentes bem atrás de sua atuação inovadora no setor de cobrança. Atualmente os concorrentes da M.L, seriam as empresas: Paschoaloto, que também é especializada em cobrança extrajudicial, mas com ênfase na cobrança de financiamento de veículos, juntamente com as empresas J. Rezende e RBZ. A M.L através de sua atuação mais eficiente no setor cobrança vem ganhando a cada dia mais confiança nesse ramo de serviços. Com soluções rápidas e eficientes para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com