TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ESCRITÓRIO

Tese: CONCEITO DE ESCRITÓRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 12

1.1 CONCEPÇÃO DA OFICINA

1.1 - CONCEPÇÃO DA OFICINA

O valor da diferenciação

Ao pensar no projecto de uma oficina nova ou na transformação de uma já existente, a abordagem do conceito deve ser inovadora, original e criativa, de acordo com as pessoas que promovem o projecto e os seus objectivos pessoais.

Quem percorrer despreocupadamente uma rua do centro de uma grande cidade, pode verificar com agrado que os estabelecimentos do mesmo ramo nunca são iguais, embora alguns possam ter algumas semelhanças, se pertencerem a um mesmo conceito padronizado. As diferenças entre eles ajudam a perceber as vantagens relativas de uns relativamente a outros, tanto no que respeita a localização, visibilidade e facilidade de acesso, como no referente a decoração, estado de limpeza do imóvel (ou não…), montras, informações sobre preços, produtos, serviços, etc.. Se entrarmos nesses estabelecimentos, vemos que a diferença também é feita pelas pessoas, sejam patrões, gerentes ou empregados. A frequência de um local de comércio também dá a sua nota específica e tudo concorre para que os potenciais clientes possam fazer a sua opção com total liberdade e satisfação.

Nas oficinas automóvel, tudo se passa de uma forma parecida, porque cada negócio tem a sua personalidade, a sua tónica específica e o seu carácter, que deriva de vários factores, sendo os principais o próprio promotor(es), empregados, antecedentes históricos, local, marcas associadas, etc.. Podemos verificar facilmente que as oficinas, mesmo as que pertencem a marcas de veículos ou a redes de assistência e grupos de compra, possuem traços de identificação que se tornam mais ou menos fáceis de recordar, começando pela localização, fachada e acesso principal, espaços para estacionar, serviços no exterior (bombas de abastecimento, lavagem de veículos, pneus, etc.), bem como proximidade de outros locais de frequência habitual e de utilidade. Paradoxalmente, as diferenças entre os negócios ajudam a atrair os clientes, porque também eles são diferentes e têm afinidades diversas com vários tipos de coisas. Daqui se conclui que, ao pensar no projecto de uma oficina nova ou na transformação de uma já existente, a abordagem do conceito deve ser inovadora, original e criativa, de acordo com as pessoas que promovem o projecto e os seus objectivos pessoais. Só assim se criam os laços entre os negócios e os que nele exercem a sua actividade, indispensáveis para fornecer o estímulo necessário ao melhor desempenho e a capacidade de enfrentar desafios e adversidades.

Localizações

Todos os locais têm os seus pontos positivos e os seus pontos menos atractivos ou até negativos, o que também depende do tipo de oficina e da sua dimensão. Devemos, no entanto, começar pelo ponto mais importante, que é aquilo que interessa aos potenciais ou actuais clientes da oficina. Estes valorizam a proximidade, ou, em alternativa, a fácil acessibilidade, o que se traduz nos dois casos por economia de tempo e comodidade.

As oficinas em zonas residenciais podem ter muito sucesso, mas têm que saber conviver com os vizinhos e ponderar os impactos da sua actividade (ruídos, emissões, estacionamentos, etc.). Estas oficinas costumam ser de pequena ou média dimensão e estão direccionadas para os serviços rápidos multimarca (mecânica, electricidade, escapes, pneus etc.). O facto de estarem em zonas residenciais, não impede que procurem outros tipos de clientes, para além dos residentes, devendo providenciar um local facilmente visível e claramente assinalado. As oficinas que optam por locais mais desafogados, como é o caso de zonas industriais ou de serviços, têm a seu favor o espaço, tanto exterior, como interior, bem como a frequência de muitos potenciais clientes. Estes locais convêm mais às oficinas de grande dimensão, especialmente quando são da especialidade de carroçaria e repintura ou trabalham com várias especialidades ao mesmo tempo. Fora das grandes áreas urbanas, as oficinas devem tentar localizar-se em pontos de convergência (mercados, feiras, terminais de transportes, estabelecimentos de ensino, câmaras municipais, etc.) ou nas suas proximidades. Nesses casos, os serviços complementares de pronto-socorro e desempanagem podem ser uma forma de atrair mais clientes e de rentabilizar o negócio. Em qualquer dos casos, as oficinas devem providenciar serviço de transporte de clientes e/ou carros de substituição, pois isso é uma forma de conseguir a proximidade do cliente, quando ela não é assim tão simples.

Especialidades

Ao definir o conceito de uma oficina, é importante eleger uma especialização, principalmente nos pequenos negócios, pois isso permite obter maior eficiência e sinergias, com investimentos mais limitados e menos pessoal. Se a opção for mais do que uma especialidade (mecânica e electricidade ou carroçaria e repintura, por exemplo) ou até mesmo todas as especialidades, é preciso criar estruturas físicas e de elementos humanos que não colidam umas com as outras e possam responder separadamente pelas suas incumbências e rentabilidade. Por outro lado, uma oficina especializada bastante competente e com muito serviço, apenas pintura, por exemplo, pode ter acesso a outros serviços (bate-chapa, mecânica/electricidade, etc.), através de protocolos ou acordos celebrados com outros reparadores. Esses acordos podem ser mais ou menos formais e incluir a cooperação, intercâmbio de produtos/serviços e até de clientes.

A colaboração entre oficinas e reparadores deve ser encarada com naturalidade e como uma forma de atrair mais serviço e mais clientes para o sector de reparação automóvel, pois não afecta minimamente a concorrência entre os negócios, nem a sua rentabilidade. Pior é quando os clientes não vão às oficinas e deixam os seus carros por reparar. Obviamente, os nichos de mercado também são uma oportunidade que não deve ser descurada, quer por oficinas já instaladas no mercado, quer por novos operadores especializados. Estão neste casos os agregados diesel, turbos, o tuning (motor, transmissão, suspensão, jantes/pneus/escapes, carroçaria/pintura, interiores, etc.), os carros antigos/clássicos, carros eléctricos, transformação de combustível (GPL, gás natural, electricidade), etc.

Como é evidente, há muito que fazer e muito quem queira fazer, mas o que não é possível é fazerem todos a mesma coisa ao mesmo tempo… É preciso atacar as oportunidades e ser consistente e consequente, porque o mercado não costuma perdoar aventureirismos.

Conceito oficinal

Os novos conceitos de oficinas apareceram no contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com