TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

Trabalho Escolar: CONCEITO DE FORMAÇÃO DE PREÇOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  2.383 Visualizações

Página 1 de 5

1 CONCEITOS DE FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

1.1 Formação de preços de venda a partir do custo e sua validade

É necessário um calculo em cima dos custos, tendo em vista que, através dele, podemos pelo menos ter um parâmetro inicial ou padrão de referencias para analises comparativas.

Além disso, diversas outras situações podem exigir a utilização dos procedimentos de formação de preços de venda a partir do custo como:

• Estudos de engenharia e mercadologia para introdução de novos produtos;

• Acompanhamento dos preços e custos dos produtos atuais;

• Novas oportunidades de negócios;

• Faturamento de produtos por encomenda;

• Analise de preços de produtos por encomenda.

1.2 Formação de preço de venda a partir do custeio por absorção

Tomam-se como base os custos industriais por produto, e adicionam-se as taxas gerais de despesas administrativas e comerciais, despesas financeiras e margem desejada.

1.3 Formação de preços de venda a partir do custeio direto/variável

O valor básico de referencia para formar o preço de venda neste critério são os custos diretos ou variáveis, mais as despesas variáveis do produto que possam ser identificadas. Após isso, a margem a ser aplicada devera cobrir, alem da rentabilidade mínima almejada, também os custos e despesas fixas, que não foram alocados aos produtos.

1.4 Formação de preços de venda a partir dos custos de transformação

Leva como base para formação de preços de venda apenas os valores a titulo de transformação do produto.

1.5 Formação de preços de venda a partir do mercado

Quem faz o preço dos produtos é o mercado, basicamente através da oferta e procura, fazendo as devidas considerações para situações de monopólio, oligopólio, mercados cativos e situações similares.

1.6 Custo meta

Parte do preço de venda, deduz-se a margem mínima que a empresa quer obter, bem como os custos financeiros de financiamentos da produção e os efeitos monetários sobre o capital de giro, e obtém-se o valor máximo que pode custar internamente tal produto para a empresa. A partir da obtenção desse dado, se a empresa se vê em condições de produzir e vender o produto com o lucro desejado, o custo obtido passa a ser o custo padrão ideal, ou o custo meta.

1.7 Valor percebido pelo consumidor

A empresa deve tentar definir o maior preço de venda para o seu produto, sabendo que seu cliente está disposto a pagar por este preço, pois a utilização do produto para o cliente é suficiente para deixá-lo tranquilo no ato da compra.

2 CONCEITOS E ELEMENTOS BÁSICOS PARA FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA A PARTIR DO CUSTO

2.1 Multiplicador sobre os custos (Mark-up)

O conceito Mark-up, que traduzimos como multiplicador sobre os custos, é uma metodologia para se calcularem preços de venda de forma rápida a partir do custo por absorção de cada produto.

Parte do pressuposto de que a base para diferenciação de preços de venda dos diversos produtos produzidos pela empresa é o custo por absorção.

Os elementos constantes do Mark-up são os seguintes:

Mark-up I – Despesas e margem de lucro

• Despesas administrativas;

• Despesas comerciais;

• Outras despesas operacionais;

• Custo financeiro de produção e vendas;

• Margem de lucro desejada.

Mark-up II – Impostos sobre venda

• ICMS;

• PIS;

• COFINS.

2.2 Mark-up genérico

Na construção di índice multiplicador que será aplicado sobre o custo por absorção, os indicadores das despesas operacionais sobre vendas (administrativas, comerciais) serão os mesmos percentuais para todos os produtos. O mesmo acontecerá com o custo financeiro e com a margem de lucro desejada, que serão os mesmos percentuais sobre o preço de venda, aplicados igualmente para todos os produtos.

2.3 Mark-up por produto

Não só o custo por absorção é o elemento diferenciador do custo do produto; também os dados de despesas operacionais, no todo ou parcialmente, bem como margem e custos financeiros, podem ser diferentes para cada produto ou grupo de produtos.

2.4 Mark-up, mercados, canais de distribuição, mix de vendas dos produtos

Cada segmento de mercado deve ter um preço de venda diferenciado. Assim, são necessárias, na formação de preço de venda, considerações de cálculo para formar preços diferenciados, de modo que a rentabilidade da empresa não seja afetada. Os preços de venda diferenciados deverão formar um preço de venda médio do mix de venda de cada produto, de maneira que a maneira que a rentabilidade final seja alcançada.

2.5 Mark-up e sistema de informação contábil

Mark-up genérico – gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com