TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma forma atualizada de algumas funções de recursos humanos, com o objetivo de definir RH e seu conceito de gerenciamento de recursos humanos e suas atividades diárias

Relatório de pesquisa: Uma forma atualizada de algumas funções de recursos humanos, com o objetivo de definir RH e seu conceito de gerenciamento de recursos humanos e suas atividades diárias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 13

OBJETIVO GERAL:

MOSTRAR DE FORMA AMPLA E ATUALIZADA ALGUMAS DAS FUNÇÕES DENTRO DO RH E COMO ELAS SÃO DESENVOLVIDAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA EMPRESA .

OBJETIVO ESPECIFICO:

DEFINIR O RH COM BASE NA MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:

AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS

PLANO DE BENEFICIOS SOCIAS

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO - DESENVOLVIMENTO DAS CONDIÇÕES

RELAÇÕES SINDICAIS - CRITÉRIOS E NORMAS

METODOLOGIA:

INTERNET, JORNAIS, ARTIGOS , LIVROS SOBRE PLANEJAMENTO DE RH E EMPRESAS.

GRUPO:

ANA CLAUDIA SOUZA

JOICE GOMES

LARISSA OLIVEIRA

LÍVIA SÁ

LUANA OLIVEIRA

NATALIA LOPES

SUMARIO:

1 . INTRODUÇÃO ...............................................................................................03

2 . HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO ..................................................04

2.1 CONCEITO.....................................................................................................05

2.2 FINALIDADES DA HIGIENE.........................................................................06

3. PLANO DE BENEFICIOS SOCIAS..................................................................07

3.1 TIPOS DE BENEFICIO...................................................................................08

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar de forma ampla e atualizada algumas das funções de recursos humanos ,tendo como objetivo definir o RH e seus conceitos de gestão de recursos humanos e suas atividades do cotidiano.

Sabendo que RH é o departamento que tem como responsabilidade, auxiliar em todas as atividades da empresa que impactam no comportamento e atitude das pessoas como: estrutura organizacional, seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.

Será apresentado conceitos básicos da gestão de pessoas, abordaremos o planejamento e objetivos dos recursos humanos, daremos ênfase aos planos de benefícios sociais ,avaliação e classificação de cargos, higiene e segurança do trabalho e relações sindicais, seus critérios e normas.

A metodologia utilizada no presente trabalho, será por meio de internet ,jornais,artigos,livros sobre planejamento de RH de empresas.

HIGIENE E SEGURANÇA NA EMPRESA

Do ponto de vista da Administração de Recursos Humanos, a saúde e a segurança dos empregados constituem uma das principais bases para a preservação da força de trabalho adequada. De modo genérico, Higiene e Segurança do Trabalho compõem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados. Segundo o conceito emitido pela Organização Mundial de Saúde, a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e que não consiste somente na ausência de doença ou de enfermidade. A higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Segurança e higiene do trabalho são atividades interligadas que repercutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre a moral dos empregados. Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. A atividade de Higiene do Trabalho no contexto da gestão de RH inclui uma série de normas e procedimentos visando, essencialmente, à proteção da saúde física e mental do empregado, procurando resguardá-lo dos riscos de saúde relacionados com o exercício de suas funções e com o ambiente físico onde o trabalho é executado. Hoje a Higiene do Trabalho é vista como uma ciência do reconhecimento, avaliação e controle dos riscos à saúde, na empresa, visando à prevenção de doenças ocupacionais.

A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, em seu Capítulo V, Seção I, preceitua: Artigo 157 - Cabe às empresas: I – Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; II – Instruir empregados, através de ordens de serviço, quanto às preocupações a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; III - Adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;

IV – Facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente. Sendo uma atividade que visa o bem-estar do empregado e, fatalmente, resultando em economia ao empregador, além de uma obrigatoriedade, a Higiene do Trabalho tem outras finalidades. De acordo com o citado por CARVALHO (1998, p. 296) destacam-se: a eliminação das causas das doenças profissionais; redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadores de defeitos físicos; prevenção do agravamento de doenças e lesões e manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho; sendo que os objetivos podem ser perfeitamente atingidos por intermédio da educação dos operários, chefes, gerentes, indicando os perigos e ensinando como evitá-los, mantendo constante estado de alerta contra os riscos existentes na fábrica e pelos estudos e observações dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com