TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICAS FINANCEIRAS

Tese: CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICAS FINANCEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

3 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Regime de Capitalização Simples e composta e Utilização HP 12C

Os conceitos de matemática financeira abordam diversas áreas como por exemplos na administração de finanças pessoais, administração financeira e orçamentária, contabilização de custos, marketing, produção, mercado de capitais, mercado de derivados, macroeconomia, entre outras.

Os principais tópicos e as noções trabalhadas na matemática financeira são:

Termologia - Consiste na identificação das variáveis comuns aos problemas propostos que devem ser extraídas no ato de sua leitura inicial.

Diagrama das operações financeiras – Os dados devem ser representados em um diagrama. Sugere-se que todos os problemas sejam diagramados, por isso facilita a organização do raciocínio e a compreensão da situação proposta.

Noções de juros simples (lineares) – Este tópico fornece a base de juros simples, que em muitos casos está fundamentada no senso comum.

Noções de juros compostos (exponenciais) – Este tópico demonstra como a partir dos juros simples, se chega aos juros compostos e qual é sua principal característica.

Método para resolução de qualquer problema de matemática financeira – O bom estudo de matemática financeira pede uma interpretação seguida de uma organização de dados dos problemas. Para que isso ocorra, existe um método.

e Diferença entre juros simples e compostos.

Regime e Capitalização Simples e Composta

Entende- se por regime de capitalização simples o calculo acrescido ao valor nominal de uma conta ao longo do tempo.

Os juros simples são aplicados a cartão de crédito e cheque especial. Os bancos e as cooperativas de crédito utilizam juros elevados como forma de garantir que irão receber dos seus clientes, uma vez que há um crescente aumento de pessoas que utilizam esses dois meios no dia adia. No regime de juros simples o cliente paga dentro do mês os juros pelos dias de atraso.

Regime de capitalização composta se da pelos juros gerados em cada período e que se grega ao montante do valor anterior gerando juros para o período seguinte, resultando ao que chamamos de “juros sobre juros”.

Utilização da HP-12C como ferramenta auxiliar (na área de Administração)

A HP 12C é muito utilizada na resolução de problemas matemáticos, e também financeiros. É possível calcular com ela, quanto de juros o banco cobrará sobre um empréstimo de tanto reais e em x meses, bastando colocar as variáveis necessárias.

A HP12C é bastante popular, devido a grande qualidade e funções possui.

As teclas STO e RCL, juntas podem salvar na memoria da calculadora qualquer numero. Salvando até 20 registros, e chama-los em uma operação quando precisarmos. Suponhamos que queremos alvar o numero “80”, basta digitar 80, apertar a tecla STO, apertar o 1 que é memória, e assim está salvo. Agora para chama-lo novamente em uma operação qualquer, apertarmos a tecla RCL e o numero 1 da memoria, o mesmo que utilizamos para armazenarmos o primeiro.

São apenas algumas de varias funções que a HP12C possui, ela consegue atende todas não só aos estudantes em diversas disciplinas, como também a vários profissionais na da administração. Principalmente na parte financeira, levando a tomada de decisões.

As teclas básicas da HP 12C

N - nº de parcelas

I - taxa de juros

PV - valor presente

PMT - valor da prestação

FV - valor futuro

CHS - mudar sinal

4 – Passo 2 – CASO A e CASO B

Cálculos realizados utilizando calculadora HP-12C

Caso A

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com