TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONEXTO EMPRESARIAL

Artigos Científicos: CONEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS .......................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho enfatizaremos a importância de uma boa gestão administrativa sintetizando as principais responsabilidades do gestor, inclusive no bom uso das informações contábeis do patrimônio da empresa, na busca por sucesso dentro das organizações.

Avaliaremos também o impacto das variáveis externas diretamente sobre o cotidiano da mesma e a necessidade de inovação dentro de um mercado altamente competitivo.

Ainda dentro desse contexto abordaremos um modelo de gestão de responsabilidade corporativa, que é uma exigência mercadológica que poderá separar empresas sustentáveis e lucrativas de empresa fadadas ao fracasso por ignorarem sua dimensão social.

2 DESENVOLVIMENTO

Em um mundo moderno, globalizado e com mercados altamente competitivos, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a empresa atinja seus objetivos corporativos, apresentando excelência em suas operações, manipulação de novos produtos e serviços, melhor cumprimento de suas decisões, convívio mais próximo com seus clientes e fornecedores, conquista dos benefícios competitivos e sobrevivência face ao mercado.

Nesse sentido faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Toda organização precisa primeiramente de planejamento, ou seja, significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações que serão executadas e essas ações precisam ser baseadas em métodos e planos.

Organizar significa arrumar o trabalho e os recursos entre os membros de uma organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. A função dirigir significa influenciar e motivar os colaboradores a realizar suas tarefas, já a função controlar significa certificar-se de que os atos dos membros da organização levem-na de fato em direção aos objetivos estabelecidos.

Podemos verificar o resultado de funções administrativas bem executadas nos dois modelos de empreendimentos relatados. No exemplo da fábrica de panelas de alumínio, verificamos que para montar o negócio o empresário primeiramente usou a função planejamento de forma que utilizou capital próprio, analisou o mercado e percebeu que o mercado de consumo do alumínio era promissor.

Analisou também a necessidade de ser inovador para poder competir no mercado e procurou se destacar no tratamento e respeito ao cliente.

Já o segundo empreendedor precisou elaborar um plano de ação de forma a convencer o banco da viabilidade de seu empreendimento. Sendo assim, ele conseguiu financiar 100% do investimento necessário e a empresa vem crescendo cerca de 20% ao ano permitindo inclusive a quitação do empréstimo se fosse conveniente.

No que se refere à economia, a taxa de juros, a inflação e o crescimento econômico afetam de maneira direta ou indireta no desempenho da empresa. A inflação afeta a todos, mas é importante verificar as inflações especificas, dos insumos aplicados na atividade. Se o empresário está vendo que os índices de inflação estão subindo, tem que ficar atento porque geralmente haverá aumento dos preços que ele pratica ou dos itens que consome. Havendo aumento dos preços que ele pratica os consumidores tendem a trocar por opções mais baratas. A fábrica de panelas, por exemplo, ela está diretamente ligada à indústria de alumínio. Por isso, o pequeno empresário que compra insumos e vende produtos tem que, sim, observar a inflação.

Quando sua atividade ou a aquisição de equipamentos e insumos é financiada por capital de terceiros, o empresário deve olhar atentamente para as oscilações da taxa básica de juros, a chamada taxa Selic. A taxa Selic é a média de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos, ela que dá a medida das outras taxas de juros usadas no país: do cheque especial, do crediário, dos cartões de crédito, da poupança.

De posse das informações referentes à taxa atual e às tendências apontadas pelo Banco Central é possível avaliar de maneira mais precisa se o momento é ou não adequado para a tomada de empréstimos, como realizado pela fabrica de cosméticos.

Em períodos de crescimento econômico as empresas tendem a expandir, aumentando a produção, contratação de novos colaboradores e investir no desenvolvimento de novos produtos, com uma renda melhorada o consumidor pode estimular o crescimento, o consumidor, tem uma importância econômica exigida por todo um sistema baseado na função econômica de toda a sociedade.

Nos momentos de recessão a tendência é o consumidor limitar suas compras ao essencial. O cliente é que torna o negócio rentável, não o produto. Isto significa que as empresas dependem dos mercados e da forma como eles reagem diante de suas propostas de produtos ou serviços.

Em qualquer entidade, o controle é uma das funções básicas de um sistema contábil. A função controlar consiste em averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas. Oliveira (2005, p. 427) explica que controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.

O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a entidades (empresas, organizações, poder público), e constitui recursos necessários para a realização dos objetivos das entidades (José Manoel da Costa, Contabilidade Básica, 2013, p. 43 e 44).

Os dois casos apresentados são bem diferentes no que diz respeito a forma de investir, um deles tinha capital e o outro precisou de empréstimo para ter o capital e começar seu negócio, porém os dois casos apresentam organização e planejamento, metas e avaliações das metas para um melhoramento e maior competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com