TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A DOENÇA ESQUISTOSSOMOSE

Seminário: CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A DOENÇA ESQUISTOSSOMOSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  Seminário  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  461 Visualizações

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A DOENÇA ESQUISTOSSOMOSE

O QUE É A ESQUISTOSSOMOSE?

A Esquistossomose é uma doença transmissível parasitária, causada por vermes. Também conhecida como barriga d’água, Xistosa ou doença do Caramujo.

SINAIS E SINTOMAS:

Na fase aguda o paciente pode apresentar febre, dor na cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarréia. Em alguns casos o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho.

Na fase crônica causa diarréia mais constante, prisão de ventre e pode aparecer sangue nas fezes, tonturas, dor na cabeça, infecção gástrica, palpitações, impotência, emagrecimento e endurecimento do fígado, com aumento do seu volume.

Nos casos mais graves o paciente piora bastante, com emagrecimento, fraqueza e aumento do volume do abdômen, conhecido como barriga D’água.

MODO DE TRANSMISSÃO:

O individuo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos liberam larvas. E essas larvas infectam os caramujos que vivem nas águas doces doces. Após quatro semanas as larvas abandonam o caramujo e ficam livres nas águas naturais, e o contato dos seres humanos com essas águas é a maneira pela qual é adquirida a doença.

TRATAMENTO:

O tratamento para casos simples pode ser tratado em casa mesmo com uso de medicamentos Antiparasitário via oral. Os casos graves geralmente precisam de internação hospitalar e tratamento cirúrgico.

PERÍODO DE INCUBAÇÃO:

Em média é de duas a seis semanas após a infecção.

PREVENÇÃO:

Evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros infectados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com