TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinoquio As AvessasTrabalho Referente à Leitura Do Livro Pinóquio às Avessas, Contendo Características Das Abordagens: Tradicional, Comportamental E Humanista. Apresenta Situações Corriqueiras E Naturais Do Ciclo Escolar Analisadas Com Base Em Conhe

Pesquisas Acadêmicas: Pinoquio As AvessasTrabalho Referente à Leitura Do Livro Pinóquio às Avessas, Contendo Características Das Abordagens: Tradicional, Comportamental E Humanista. Apresenta Situações Corriqueiras E Naturais Do Ciclo Escolar Analisadas Com Base Em Conhe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  2.846 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho referente à leitura do livro Pinóquio às Avessas, contendo características das abordagens: tradicional, comportamental e humanista. Apresenta situações corriqueiras e naturais do ciclo escolar analisadas com base em conhecimentos acadêmicos científicos previamente adquiridos.

Destacando a observação da personagem principal (Felipe), onde é possível acompanhar os aspectos das abordagens no âmbito: familiar, escolar e pessoal. Conforme será apresentado em sequência no relatório, a correlação tem o objetivo de comprovar um desenvolvimento de base, ou seja, é possível acompanhar de forma teórica o desenvolvimento infantil escolar, visando todos os enfoques já relatados anteriormente (tradicional, comportamental e humanista). Mostrando a influência de cada qual no desenvolvimento sequencial e suas consequências.

As informações e dados que serão apresentados estão organizados em forma de um relatório completo e detalhado envolvendo todas as três abordagens, as quais estão interligadas com o livro em destaque. Sendo possível a exemplificação teórica em aspectos práticos.

Contexto educacional e suas abordagens.

O livro Pinóquio ás Avessas será subdividido em três partes para melhor correlação com as abordagens. A primeira parte consiste na vida do Felipe antes da entrada na escola, a segunda no decorrer da sua vida escolar e a terceira se refere às consequências dos conhecimentos anteriormente adquiridos.

Desde o seu nascimento a imposição autoritária dos pais era o que servia de fonte de conhecimento para Felipe sobre o mundo. Conhecimento o mesmo que muitas vezes fora exemplificado com histórias fictícias. Através do qual compreendia a realidade em sua volta. Tomado como exemplo o trecho a seguir:

- Pinóquio era um bonequinho de madeira. Não era um menino de verdade. Para se tornar um menino de verdade, ele teria de ir à escola. Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Aí lhe cresceram orelhas e rabo de burro. Quem não vai à escola fica burro. [...] É preciso ir à escola pra não ficar burro, para ser gente de verdade.

(ALVES, R. 2010, p.10-11).

Seguindo os parâmetros da abordagem tradicional, os pais se mostram muito autoritários através da projeção de um possível futuro para seu filho Felipe. Pretendendo clarear o quanto seguir sequencialmente os ensinamentos escolares o levaria ao topo da realização pessoal. Visto que o homem é considerado como colocado no

mundo, o qual irá conhecer a partir de informações que lhe serão passadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com