TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO DE PESCADO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Pesquisas Acadêmicas: CONSUMO DE PESCADO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A questão ambiental transformou-se em um dos principais fatores de preocupação das últimas décadas. Tanto as organizações governamentais e não governamentais, bem como a sociedade em geral, vem exigindo das empresas uma postura responsável, principalmente quanto à exploração do meio ambiente, o que reflete as mudanças que a própria sociedade vem sofrendo em relação a ideologias e valores, que incluem a proteção ao consumidor, a qualidade do ambiente, saúde e segurança, além das questões éticas e de responsabilidade social.

Através da modificação dos consumos alimentares é possível ter um grande impacte no ambiente. Estima-se que as atividades relacionadas com a cadeia alimentar sejam o principal contribuinte do aquecimento global na Europa (31%).

As ameaças mais relevantes à conservação da vida marinha advêm de atividades humanas, como a sobrexploração de recursos vivos, resultante de atividades de pesca que os retiram do mar de forma não sustentável; as alterações físicas ao ambiente resultantes de ações humanas que conduzem a alterações da estrutura física dos habitats das espécies; a poluição que tem como resultado a contaminação do ambiente por produtos químicos tóxicos ou por resíduos sólidos; a introdução de espécies alienígenas que resulta da transferência de espécies de uma região geográfica para outra; e as mudanças globais resultantes de alterações do ambiente relacionadas com alterações do clima.

Verifica-se que toda a atividade económica e, portanto, os impactes ambientais relacionados são movidos pelo consumo e englobam os impactes da produção, uso e gestão de resíduos de produtos ou serviços consumidos.

Posto isto, observamos que uma pescaria sustentável é gerida numa perspectiva de preservação do ecossistema; ajuda a preservar espécies e habitats sensíveis; mantém saudáveis as populações de todas as espécies de peixe alvo; utiliza métodos de pesca seletivo; mantém a biodiversidade associada à pescaria; minimiza o consumo de energia, produtos químicos e resíduos; promove o comércio justo e responsável; facilita sempre a origem do peixe, desde a captura até às prateleiras dos supermercados.

De uma forma simplificada pode dizer-se que ocorre sobrepesca se, em média, a quantidade de indivíduos que se extraem da população, removidos pela pesca, for superior à quantidade que se gera para substituí-los, através da reprodução e ciclo de vida da espécie alvo de exploração.

Com a difusão do conceito de desenvolvimento sustentável e o próprio processo de globalização, as empresas viram- se pressionadas a se adaptar às novas exigências do mercado mundial. Antes as empresas eram condescendentes com a adoção de programas de proteção ambiental determinados por legislação ambiental e estrutura regulatória. Atualmente as ideias de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente estão sendo incluídas nas estratégias de negócios das empresas que desejam uma prática empresarial sustentável, provocando mudanças de valores e de orientação em seus sistemas operacionais.

Diante desta nova realidade, surge a exigência de resposta por parte das organizações. Nasce então a gestão ambiental, a qual vem exercer o papel

de justamente minimizar os problemas ambientais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com