TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERAL

Casos: CONTABILIDADE GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Everton Ferreira Gonzaga

RA: 5032664577

1. O processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem Contabilidade. Comente sobre tal afirmação.

A contabilidade é muito importante, pois mostra para as empresas as suas dívidas e os seus bens que determina se ela esta ganhando ou perdendo. A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Oferecendo maior controle financeiro e econômico à entidade; Facilita acesso às linhas de crédito com bancos e fornecedores; Prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados; Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos e Balanço Patrimonial.

Com a contabilidade de uma empresa também extrai informações que mostrará números, e através deles, podermos analisar como a empresa está (uma boa situação financeira ou não). Analisando um balanço tem condições de tomar conhecimento de praticamente toda a informação contábil e ter um parecer das informações financeiras.

A contabilidade tem como foco principal o estudo da variação do conjunto de bens, direitos e obrigações que formam o patrimônio de uma entidade (pessoa física ou jurídica).

2. Quais os tipos de informações que a contabilidade oferece aos gestores?

Comente sobre cada uma delas.

• Contabilidade geral: direcionada ao registro contábil nos moldes do padrão internacional, com o foco nos itens monetários de Balanço (Contabilidade financeira). Pode disponibilizar trabalhos adicionais como a elaboração de fluxo de caixa, planilhas de empréstimos, cálculo de juros, etc.);

• Contabilidade patrimonial: direcionada a informação para a gestão dos chamados itens não monetários do balanço: contas do Ativo Permanente e do Patrimônio Líquido, cálculo da Depreciação, Reavaliação, etc.

• Contabilidade de custos: integrada a movimentação dos almoxarifados e direcionada a informação sobre a apropriação e os rateios contábeis dos custos e despesas;

• Contabilidade gerencial: informação para a gestão administrativa com ênfase nas análises financeira e econômica (esta última principalmente em relação aos custos e investimentos), conversão em moeda estrangeira, consolidação de balanços, etc

• Controladoria: integrada aos Orçamentos de curto-prazo, e direcionadas às informações dos chamados itens controláveis do Balanço;

• Contabilidade Estratégica: integrada aos Orçamentos e Programas de Longo Prazo, direcionadas `a informação para a chamada Gestão Estratégica.

Como os softwares desse tipo seguem o padrão internacional (vide Contabilidade internacional), as especializações brasileiras como Contabilidade tributária e Contabilidade Públicaquando necessárias devem ser adaptadas (customizadas) à "plataforma" original dos programas, o que traz imensas dificuldades aos profissionais contábeis do país.

3. Qual o objetivo da contabilidade? Comente sobre isso.

O objetivo da contabilidade é permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Portanto, devem ser aderentes àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório, fornecendo informações de caráter econômico financeiro sobre o patrimônio de uma empresa.

4. Em sua opinião o que acontece quando se atrasa a escrituração e o registro contábil de uma entidade, fato parecido com o ocorrido na “Sem-info Com. Ltda”.

A escrituração contábil é de responsabilidade exclusiva de contadores ou técnicos em contabilidade, que estejam inscritos no Conselho Regional de Contabilidade e em situação regular. São os lançamentos contábeis de todas as movimentações da empresa, escriturados nos Livros Contábeis, que basicamente são o Diário e o Razão.

A empresa deve utilizar o processo de escrituração contábil que melhor atender suas necessidades e expectativas, entretanto, não pode ficar por fazer ou atrasar a escrituração, pois corre o risco de ser penalizada.

5. Relate um fato verídico no qual uma determinada empresa se utilizou da contabilidade e de suas informações para a tomada de decisão. Não é necessário identificar a empresa e o nome do seu gestor.

Ltda é uma empresa de grande porte do ramo tecnológico. Ela

terceiriza sua contabilidade para a empresa de assessoria e consultoria contábil WordCont

Serviços Contábeis.

A Sem-Info Ltda se encontra sem nenhum tipo de informação contábil-financeiro,

desde o momento que a empresa que lhes presta serviços de contabilidade (Word Cont)

demitiu boa parte dos seus colaboradores. Diante disso você está sendo admitido pela Word

Cont como assistente contábil com a atribuição de reestabelecer todos os registros e

atualizações necessárias e obrigatórias da empresa contratada.

O reestabelecimento dos serviços para a Sem-Info Ltda compreende que você terá que

apresentar a situação patrimonial da empresa, em um determinado período, com a entrega

de um Balanço Patrimonial e uma Demonstração do Resultado do exercício, aos Diretores da

Empresa.

6. Como última pergunta desta entrevista de emprego, relate quais motivos o levaram a estudar e trabalhar com contabilidade. (livre)

Devido a grande experiência na área administrativa, escolhi estudar Ciências contábeis por ser um curso que se identifica com o meu perfil profissional e também porque tem um vasto campo de trabalho e um número praticamente nulo de desemprego.

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »