TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERAL

Exames: CONTABILIDADE GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

1.ETAPA 1

1.1.OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A Contabilidade visa fornecer através de um sistema de informação contendo todos os dados e relatórios da entidade, um conjunto de informações úteis aos seus usuários, com demonstrações e análises de natureza Econômica - que visa o que é de natureza econômica para a empresa como, demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio. Financeira - que seria o fluxo de caixa e capital de giro, Física - que é o complemento dos valores monetários (quantidades geradas de produtos ou serviços, numero de depositantes em um banco, etc.) e de Produtividade - sendo utilização de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos) sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

SEUS PRINCIPAIS USUÁRIOS E SUAS NECESSIDADES

Os usuários da contabilidade compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que diretamente ou indiretamente, tenham interesse no desenvolvimento da entidade.

Entre os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências, e o público.

OBETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE

Tem como objetivo permitir seus usuários avaliar a situação econômica da entidade e interferir nas tendências futuras das mesmas. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões. A Contabilidade permitirá a qualquer usuário da informação contábil mensurar, acompanhar, quantificar, e qualificar os números da empresa.

Porém alguns pontos devem ser observados como: as empresas devem divulgar todas as informações que contribuem para uma avaliação adequada de sua situação patrimonial e de resultados. A contabilidade tem como finalidade informar, e seguir a essência, ou invés da forma. O não comprimento ou a má utilização das informações resultarão em:

1- deficiência na estrutura do modelo informativo

2 - limitação do próprio usuário.

3 - baixa credibilidade por parte dos usuários

4 - linguagens inadequadas nas demonstrações contábeis.

Portanto a contabilidade é social uma vez que suas avaliações envolvem incertezas, de origem do próprio ambiente social e econômico, no qual esta sendo operado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com