TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NA PREVEÇÃO E NEUTRALIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRABALHOS E DOENÇA OCUPACIONAL.

Ensaios: CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NA PREVEÇÃO E NEUTRALIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRABALHOS E DOENÇA OCUPACIONAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NA PREVEÇÃO E NEUTRALIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRABALHOS E DOENÇA OCUPACIONAL:

O Recursos Humanos precisa ser o guardião do valor segurança no trabalho. Juntos líder e RH podem garantir que as pessoas da organização tenham interesse pelo tema segurança no trabalho. Na sequência podem reforçar comportamentos seguros, parabenizar, reconhecer, premiar bons exemplos dados pelos próprios profissionais no dia a dia da empresa. E treinar, treinar e treinar os colaboradores para garantir comportamentos adequados diante dos riscos aos quais estes estão expostos. Essas ações, certamente, podem garantir que desvios no ambiente e no comportamento das pessoas possam ser observados, identificados e corrigidos não só pelos técnicos em segurança do trabalho, mas por qualquer funcionário da organização que esteja consciente da importância de preservar a segurança ao exercer suas atividades laborais.

O recursos humanos pode contribuir na diminuição de neutralização de ocorrências de acidentes de trabalhos das seguintes formas:

• Rotação nos postos de trabalho:

A rotação nos postos de trabalho tem como objetivo melhorar as condições de trabalho para não haver uma repetitividade na execução de tarefas conseguindo assim diminuir a exposição aos fatores de risco e também diversificar as tarefas e visando diminuir a monotonia inerente ao trabalho repetitivo. Como já sabemos, o problema crucial no aparecimento da LER (lesão por esforço repetitivo) é a elevada utilização do funcionário sem falta de tempo para recuperação dos seus esforços, essa recuperação pode ser alcançada através de descansos que devem ser estabelecidos no horário de trabalho como as pausas em horários estabelecidos pela empresa.

• Treinamento:

O treinamento deve ter um papel complementar dentro da organização por ser um conjunto de medidas preventivas, é necessário que a empresa tenha uma comissão para aplicar treinamentos aos trabalhadores para desempenho de determinada tarefa repetitiva, promover e corrigir posturas através de cursos, apresentações. Os programas de treinamento devem ser centrados em ensinamentos de métodos teóricos e práticos no ambiente de trabalho, tem que ser mostrado com eficácia para os trabalhadores para os mesmos terem conhecimento sobre como esta as suas condições de trabalho.

• Ginástica laboral:

Ginástica laboral é um programa de prevenção porque é um conjunto de exercícios específicos realizados dentro do local de trabalho, que atua de forma preventiva e terapêutica, buscando compensar as sobrecargas no ambiente de trabalho. Os programas são desenvolvidos a partir de um diagnóstico funcional do trabalhador e seu posto de trabalho, personalizando o programa para cada setor da empresa. A Ginástica Laboral quando associada ao programa de ergonomia pode apresentar bons resultados na prevenção das doenças ocupacionais reduzindo os custos com assistência médica e com o absenteísmo e melhora a produtividade na empresa e para o colaborador traz melhorias na saúde.

Empresas que valorizam a segurança de trabalho ganha no aspecto humano e no aspecto financeiro. No aspecto humano: pessoas mais saudáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com