TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que esperar do novo perfil do Gestor de Recursos Humanos

Artigo: O que esperar do novo perfil do Gestor de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

Análise Artigo: RH na Prática - agosto de 2012 - Portal-RH -

O que esperar do novo perfil do Gestor de Recursos Humanos

O QUE ESPERAR DO NOVO PERFIL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS?

Sabemos que há uma metamorfose geral. A economia mudou, a administração mudou, a política mudou, as pessoas mudaram, enfim, tudo mudou. E o resumo disso tudo é: O único diferencial para as empresas se manterem competitivas e vivas é a gestão do conhecimento, e esta gestão e aplicação do conhecimento é inerente às pessoas. Somente a correta Gestão do Conhecimento poderá trazer resultados significativos para as organizações. Foi-se o tempo em que o que era realmente importante era a empresa ter uma conta bancária gorda, ótimas estruturas, recursos materiais perfeitos e ótimos relacionamentos mercadológicos. Estamos na era das pessoas, do conhecimento, da inovação.

Diante deste novo cenário organizacional global, a sociedade se viu obrigada a colocar no mercado de trabalho pessoas capacitadas a trabalhar dentro desta nova realidade. Desde então, muitos profissionais vêem se formando a cada semestre, para suprir esta carência no mundo dos negócios. Dentre estes profissionais, estão os Gestores de Recursos Humanos, os protagonistas desta nova era.

Os novos Gestores de Recursos Humanos estão chegando com um enorme desafio: Potencializar os resultados organizacionais por meio das pessoas e saber gerir o conhecimento e o capital intelectual dentro das organizações. Assim, nós Gestores de Recursos Humanos estamos em um meio: de um lado as pessoas, com seus objetivos, sonhos, vontades e complexidades, e de outro lado as empresas, com seus objetivos, estratégias, visões e suas complexidades. As pessoas precisam das empresas e as empresas necessitam das pessoas. Se as empresas necessitam das pessoas para sua sobrevivência, nós Gestores, precisamos ser competentes o suficiente para saber satisfazer os dois lados, e fazer com que neste jogo, não hajam perdedores, e sim que todos saiam ganhando. Assim, é preciso equacionar a satisfação dos objetivos individuais e a concretização das metas organizacionais. Uma tarefa extremamente difícil, mas não impossível.

O novo Gestor de Pessoas deve preocupar-se com as relações humanas no ambiente organizacional, procurando criar situações que estimulem as pessoas a comprometer-se com os objetivos organizacionais. Importante ressaltar que, embora as pessoas necessitem ser geridas pela organização, elas são seres humanos que desejam obter uma qualidade de vida e que buscam a felicidade individual e a satisfação.

Assim como em várias outras áreas, a área de “Gestão de Pessoas”, também comporta muitos profissionais, e alguns destes não estão preparados para lidar com esta nova realidade, e o pior: muitos não querem aprender isso. As universidades vêem formando vários profissionais, os cursos técnicos, as graduações e também as pós graduações, porém, a formação não é o suficiente. É preciso que estes profissionais se atualizem, busquem informações, conhecimento, procurem se desenvolver além de uma simples sala de aula.

Infelizmente o que temos visto são profissionais chegando ao mercado de trabalho sem um alicerce, sem uma base sólida, simplesmente porque muitos têm “preguiça” de buscar o conhecimento das mais diversas formas existentes. Assim, cria-se profissionais sem conhecimento do que é realmente cuidar de pessoas, de gerir o bem mais precioso das organizações. E o resultado disso é: Mercado de trabalho sem pessoas capacitadas a trabalhar com (e para as) pessoas.

É necessário que o novo Gestor de Pessoas seja competente, ágil, conhecedor desta nova dinâmica organizacional, inovador, criativo, e acima de tudo, um profissional altamente atualizado. É um absurdo saber que muitos Gestores de Recursos Humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com