TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Contabilidade no Brasil

Tese: História da Contabilidade no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

2 – História da Contabilidade No Brasil

2.1 - Breve Histórico da Origem da Contabilidade

Segundo alguns historiadores existem alguns sinais que indicam a existência de contas a aproximadamente há 2.000 anos A.C. A contabilidade teve uma lenta evolução até o apa-recimento da moeda. O homem na antiguidade assim como nós hoje, tinha preocupação em acompanhar a evolução dos patrimônios, pois as atividades foram se desenvolvendo em dimensão e em complexidade, sendo assim, a necessidade de acompanhar seu desenvolvi-mento. A Contabilidade surgiu com o objetivo de organizar, classificar, agregar e inventa-riar o que é produzido, sendo possível aumentar a produção agregando qualidade aos pro-dutos. A evolução da Contabilidade está ligada a evolução da humanidade.

A partir do século XIX através da vinda da família real, ocorreram os primeiros movimen-tos Contábeis. Em 23 de agosto de 1808, cria-se a real junta de comércio, agricultura, fá-bricas e navegação, determinando o controle de bens através das partidas dobradas, cujo pioneiro foi Frei Lucca Paccioli, que publicou sua obra em Veneza em 1494. Segundo seu trabalho, todo lançamento a crédito em uma conta, faz que surja outra conta, em que é re-gistrada a mesma importância a débito, e vice-versa.

O Brasil sofreu grande influência dos países Europeus, houve o período científico que foi dominado pela Itália, a obra de Frei Lucca Paccioli colaborou muito para esta ascensão.

Em 1809 por meio da promulgação do Alvará de 15 de julho, surgiu as Aulas de Comércio, criando o ensino da contabilidade no país, José Antônio Lisboa tornou-se o primeiro pro-fessor de Contabilidade do Brasil.

Em 1837 Estevão Rafael de Carvalho publicou “A Metafísica da Contabilidade Comercial” divulgando as partidas dobradas e propondo que a contabilidade torne-se ciência.

Em 1846, a duração das Aulas de Comércio foi definida em dois anos, estabelecendo tam-bém as disciplinas que seriam abordadas nas provas. As disciplinas eram: Direito Comercial Prática das Principais operações, Atos Comerciais e Arte da Arrumação de livros. Para cursar as aulas de comércio era preciso ter mais de quatorze anos, ser aprovado no exame de gramática, aritmética, inglês ou francês.

Em 1861, o Instituto Comercial do Rio de janeiro criou um curso preparatório e outro pro-fissional.

Em 1863 definiu que a duração do curso do Instituto Comercial do Rio de Janeiro passaria a ter duração de 4 anos,

Em 1870 a Associação dos guarda-livros da corte foi oficialmente reconhecida. O guarda-livros foi à primeira profissão liberal regulamentada no país.

Em 1902 foi fundada a Escola de Comércio Álvares Penteado que foi a primeira escola especializada no ensino da Contabilidade, formando excelentes professores, como Francis-co D’Auria, Frederico Herman júnior, dentre outros.

Em 1946 foi fundada a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP, com a criação do curso de Ciências Contábeis Atuariais, foi criado um núcleo de pesquisa Con-tábil baseado no modelo norte-americano. Professores formados na Escola de Comércio Álvares Penteado, integraram o núcleo de profissionais da nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com