TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COSMOVISÃO CALVINISTA

Por:   •  22/2/2016  •  Dissertação  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 4

COSMOVISÃO CALVINISTA

"Qual é, então, a principal diferença entre o calvinismo e os outros movimentos cristãos protestantes e não-protestantes? É a maneira peculiar em que, no calvinismo, a fé cristã se relaciona com a cultura humana, a vida e o mundo que nos cerca. O calvinismo não é somente um sistema teológico completo em que as doutrinas estão tão profundamente interconectadas que ou se rejeitam todas ou se aceitam todas, mas também é uma completa bio cosmovisão que determina para o calvinista o ponto de partida para toda sua reflexão e sua vida prática, que determina enfim as diretrizes preposicional de qualquer área da vida e do pensamento humanos.


Calvino não visava em sua obra meramente uma reforma doutrinária e uma reforma da vida da igreja, mas também a transformação de toda a cultura humana em nome de Jesus e para a glória de Deus. No calvinismo não há, portanto, dicotomismo entre cristianismo e cultura. Devido à compreensão calvinista da criação do cosmos, da universalidade da revelação de Deus na criação, e da organização cosmonômica da criação, o pensador calvinista não pode pensar em termos de uma distinção não qualificada entre as esferas humanas e divina de atuação. A soberania e iniciativa divinas englobam inclusive o curso da história e da cultura humanas que também se tornam veículos da revelação de Deus.


Entre os fundamentos da cosmovisão calvinista destacam-se o pensamento preposicional e antitético ante o pensamento apóstata, a heteronômica relacional associada a pressupostos escriturísticos, a antropologia temática que inclui a afirmação da infinita diferença qualitativa entre o Criador e suas criaturas, dos efeitos noéticos do pecado e do sensus divinitatis, a escatologia Palin genética que determina os rumos do pensamento sócio-político reformado, isso para citar apenas alguns dos principais fundamentos filosóficos que estão presentes em estado germinal ou latente na obra de Calvino."
(CALVINO, João, 2000, p.10)  

O Calvinismo tem como objetivo principal os princípios objetivos e cosmológicos, partindo do princípio da existência e soberania de Deus. A segunda premissa básica do Calvinismo é baseado no relacionamento interpessoal, que determina a forma em que nossas vidas serão construídas.

Pela diversidade de pessoas que nos tornam, há o tomar de posição que fará com que características pessoais nossas sejam enfraquecidas ou fortalecidas.

O calvinismo tem visão dos homens todos iguais, condena escravidão, tanto de pobres, quanto de mulheres, proclama a liberdade das nações e respeita os homens por serem feitos a imagem e semelhança de Deus.

Os princípios da palavra de Deus são parte inigualável do pensamento Cosmológico Calvinista. Ele acredita que não só ele, mas todos os seres humanos devem acreditar na soberania de Deus, e de sua  escritura sagrada. Os cristãos são os principais seguidores desse princípio.

As aplicações de cosmovisão no mundo, ou na sociedade, entram de acordo com a cosmovisão que cada individuo possui. Ela pode ser boa ou ruim, se ela for ruim, se tornará um problema para a sociedade, pois ele agirá de acordo com aquilo que ele acredita, se acredita em coisas más, fará coisas más. Como citado anteriormente, existem vários tipos de cosmovisão, e a cosmovisão Calvinista é Cristã. Ela é baseada na Bíblia e na crença da soberania de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com