TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COZINHA EXPERIMENTAL: Criando MÃO

Tese: COZINHA EXPERIMENTAL: Criando MÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

COZINHA EXPERIMENTAL: MÃOS QUE CRIAM

1. Apresentação

.

O projeto cozinha experimental na APAE Barão de Cocais visa ampliar as oportunidades para um grupo de alunos com deficiência intelectual e múltipla na diversificação de oficinas ingressadas no programa trabalho, emprego e renda. Tal projeto se enquadra no foco de atuação geração trabalho e renda da AngloGold Ashanti.

No meio escolar e social é importante aprender, elaborar e colocar em prática o manuseio da alimentação, o cuidado, não apenas no sentido de suprir suas necessidades básicas, mas propiciar bem-estar físico e mental.

Com o intuito de atender as especificidades dos educandos, serão trabalhadas as habilidades específicas da culinária e também atividades relacionadas com a mesma. Tais como: preparação de alimentos, melhorando a alimentação saudável de toda família; preparação dos alimentos com higiene e qualidade para comercializar; qualificar e profissionalizar-se na preparação, na manipulação e no reaproveitamento de alimentos.

Além do trabalho com a higiene pessoal, com as roupas e com o local de trabalho serão realizadas atividades que englobam as regras básicas de convívio e autonomia individual, familiar, social e noções de cidadania, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e sendo mais cidadão atuante na sociedade, consciente dos seus direitos e deveres.

A oficina de culinária visa orientar, preparar, capacitar e qualificar o educando para ter uma melhoria na sua qualidade de vida ou para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho seja ele autônomo, competitivo ou apoiado.

As aulas de culinária para o ano de 2013 serão ministradas por um instrutor de cozinha no período de 4 horas e 20 minutos, com a produção de salgados, pizzas e bolo, produção de doces, conservas e outros. Primeiramente o preparo destes alimentos será para lanches em reuniões, dias festivos, merenda a ser comercializada pelo público escolar e encomendas. A reforma do espaço físico é também de suma importância para o desenvolvimento do projeto, uma vez que este não está adequado para a realização da oficina.

Diante deste contexto, a APAE de Barão de Cocais, em sintonia ao movimento de construção de autonomia apresenta o seu projeto: COZINHA EXPERIMENTAL: MÃOS QUE CRIAM, a fim de que se desmistifiquem alguns preceitos da inviabilidade da atividade culinária para portadores de deficiência e, favoreça a qualidade de vida dos mesmos.

“A verdadeira deficiência é aquela que prende

o ser humano por dentro e não por fora,

pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar”.

Thaís Moraes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com