TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Experimental

Exames: Quimica Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 6

Questionário

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção (terra, matéria-prima, capacidade de produção, trabalho e capital)?

R: Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir (a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).

2. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: a) Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. b) bens de consumo: bens que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas. c) bens intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo.d) fatores de produção: são os recursos de produção da economia, sendo constituídos de recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

3. A Economia é uma ciência não normativa. Explique

R: Porque não estabelece normas, somente conceitos. E nem poderia ser diferente, pois a economia é altamente mutável, dependendo do contexto histórico, geográfico, político e social.

4. Qual o principal campo de atuação da Teoria Microeconômica?

R: Os campos de atuação da Teoria Microeconômica, preocupada na determinação do preço de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como à política e programação econômica do setor público.

5. Como se divide o estudo microeconômico?

R: 1) Análise da Demanda: a) Teoria do consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda. Os fatores que influenciam as escolhas dos consumidores estão basicamente ligados à sua restrição orçamentária e preferências.

b) Teoria da demanda de mercado: considera-se a demanda como a quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento.

2) Análise da Oferta: Baseada na Teoria da Produção: Permite a empresa determinar a quantidade ideal a ser produzida. Preocupa-se com a relação técnica ou tecnológica entre a quantidade física dos produtos (outputs) e de fatores de produção (inputs). 3) Análise das Estruturas de Mercado. 4) Equilíbrio Geral

6. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?

R: Função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.

7. Conceitue a função oferta.

R: A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.

8. Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos para os produtos agrícolas?

R: Porque visa proteger os produtores agrícolas de flutuações dos preços de mercado, evitando uma redução na renda agrícola no caso de uma queda acentuada nos preços (devido, por exemplo, uma superprodução dadas condições climáticas favoráveis).

9. Por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto podem elevar a receita total (quantidade vendida X preço) dos vendedores?

R: é desprezível. Porque a demanda se reduz menos que proporcionalmente a elevação dos preços, de modo que a receita total (quantidade vendida X preço) pode aumentar (a elevação do preço mais que compensa a queda na quantidade vendida).

10. Explique o significado da Lei dos Rendimentos Decrescentes.

R: A Lei dos Rendimentos Decrescentes diz que, a elevação da utilização do insumo variável, mantendo constante a quantidade do insumo fixo, gera acréscimos cada vez menores na produção, chegando, depois de determinado acréscimo do fator variável, a um produto máximo e depois decrescendo.

11. Defina produto total, produto marginal e produto médio. Mostre as principais relações entre esses conceitos.

R: 1) Produto Total: É a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com