TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO: Técnico Em Segurança Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: CURSO: Técnico Em Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIO DE CASA (AULA I)

1. Educação à distância é o processo de ensino aprendizagem mediado por tecnologias, no qual professores e estudantes estão separados espacial e/ou temporalmente. Cite três funções da EaD.

 Popularizar a educação, tornando-a mais acessível;

 Estimular a educação e o aperfeiçoamento profissional;

 Possibilitar uma educação de qualidade e autônoma, reduzindo seus custos.

2. Cite três características para a definição de EaD.

 Uso de tecnologias de comunicação, conectando estudantes e docentes;

 Forma de ensino ativa e independente, que possibilita aos estudantes a escolha de horário, local e tempo de estudo;

 Autoaprendizagem, dispensando ou reduzindo a exigência de presença, diferentemente do ensino tradicional.

3. Por que a modalidade de educação à distância segue uma metodologia desenhada para aprendentes adultos, ou seja, pessoas que tenham autonomia nos estudos?

Por ser uma modalidade de educação flexível e de autoaprendizagem, tornar-se natural que pessoas que já se encontram no mercado de trabalho sintam-se motivadas a procurem aperfeiçoamento profissional através da EaD.

4. Em relação às gerações da EaD relacionar a segunda coluna de acordo com a primeira, referentes às tecnologias e mídias utilizadas.

1ª geração – 1980 ( 3ª ) Univiersidades Abertas

2ª geração – 1921 ( 5ª ) Aulas virtuais baseadas no computador e na internet

3ª geração – 1970 ( 1ª ) Imprensa e correios

4ª geração – 1980 ( 2ª ) Difusão de rádio e Tv

5ª geração – 2000 (4ª) Teleconferência por áudio, vídeo e computador

5. Conceitue comunicação Síncrona e comunicação Assíncrona.

Comunicação Síncrona é a comunicação entre pessoas em tempo real, por exemplo, chat e videoconferência, quando um emissor envia uma mensagem a um receptor, e este a recebe instantaneamente. Já a comunicação Assíncrona não necessita da comunicação simultânea de pessoas, o emissor envia uma mensagem ao receptor e este a responde em outro momento, por exemplo, e-mail, fóruns.

6. Cite três vantagens da Educação à Distância.

Flexibilidade de escolher a hora, local e tempo de estudo;

Eficácia da autoaprendizagem, tornando o aluno mais capaz;

Economia evitando despesas com locomoção, e em alguns casos, abandono do trabalho.

7. Cite três diferenças entre o aluno presencial e o aluno à distância.

O aluno a distância tem menos dependência da figura do professor; mais flexibilidade, associando estudo, trabalho e família; e geralmente são mais motivados a adquirirem conhecimento e qualificações em um modelo de autoaprendizagem.

8. Cite três características que um aluno virtual deve ter.

Persistência, responsabilidade e disciplina são características essenciais para o bom aproveitamento do aluno virtual.

9. São características da EaD temos: abertura, flexibilidade, economia, eficácia e formação permanente. Comente sobre essas características.

Abertura: Ao contrário do sistema de ensino convencional, mais alunos interessados podem ter acesso a este sistema de ensino.

Flexibilidade: Permite ao aluno integrar estudos, família e trabalho;

Economia: Evita-se gastos com locomoção, e abandono do local de trabalho.

Eficácia: O aluno terá de sentir-se sempre estimulado, pois só assim será sujeito de sua aprendizagem;

Formação permanente: Devido a grande demanda e concorrência profissional e pessoal, o aluno deverá está sempre se aperfeiçoando.

10. Em um país como o Brasil, onde os níveis de escolaridade são desiguais, a Educação a Distância – EaD – mostra-se como valioso meio de diminuir as distâncias geográficas e propiciar transformações sociais e econômicas através do crescimento do nível de escolaridade da população. A respeito da EaD no Brasil, marque a alternativa incorreta.

a) A EaD é uma alternativa indispensável para os avanços das soluções educacionais que visam democratizar o acesso ao ensino, elevar o padrão de qualidade do processo educativo e incentivar e incentivar o aprendizado ao longo da vida.

b) A EaD pode viabilizar a formação de pessoas que vêm sendo excluídas do processo educacional tradicional por questões de localização ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula.

c) A EaD é um modismo, é parte de um desordenado processo de mudança que inclui não só a democratização do acesso a níveis básicos de escolaridade e atualização permanente como, também, a readequação de velhos paradigmas educacionais.

d) Tendo em vista o rápido avanço tecnológico que estamos vivenciando e o advento de novos meios de comunicação, com as chamadas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), muitas instituições vêm procurando integrar suas práticas educacionais com este novo modelo educacional.

A EaD poderá alcançar setores da sociedade que não são atendidos pelo modelo tradicional, já que o número de vagas poderá ser ampliado com custos que podem ser diluídos com o passar do tempo.

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »