TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Monografias: CUSTEIO POR ABSORÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custear significa acumular, determinar custos.

Esse sistema de custo tem a finalidade específica de promover a composição do custo total de fabricação dos produtos do período, os custos de produção podem ser apropriados diretamente, como o material direto e mão de obra direta, ou indiretamente, como os custos indiretos de fabricação (CIF). Os gastos que não pertencem ao processo de produção, como as despesas, não são incluídas.

Segundo Eliseu Martins (1998, p. 41):

Custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, nascido da situação histórica mencionada. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

O custo por absorção é um método usado para a apropriação de custos, e é no Brasil adotado pela legislação comercial e a legislação fiscal. Além de ele ser válido para fins de Balanço patrimonial e Demonstração de Resultados, a Auditoria Externa o tem como básico, e o Imposto de Renda o considera como obrigatório, salvo pequenas exceções.

Eliseu Martins (1998) diz que apesar do custo de absorção não ser totalmente lógico e de muitas vezes falhar como instrumento gerencial, é aceito para fins de avaliação de estoques (para apuração do resultado e para o próprio balanço), isto é, não é muito utilizado na tomada de decisões

É derivado da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade, pois está de acordo com o princípio da competência. Segundo o Art. 9º CFC 750/93 “As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento”

Sendo assim, todas as despesas integrarão o resultado do período, ou seja, a demonstração do resultado do exercício; enquanto os custos somente são lançados ao resultado dos produtos vendidos, permanecendo o restante no estoque. Em resumo, as despesas vão para o resultado enquanto o custo vai para o produto.

Fonte: Silvio Aparecido Crepaldi, 2010

Para apurar os resultados no custeio por absorção, primeiro separa-se custo e despesa, posteriormente divide-se o custo em direto e indireto. O custo direto é aquele que pode ser alocado ao produto diretamente, não precisa de rateio. O custo indireto, é aquele que é apropriado por meio de rateios. Rateio é uma distribuição de custo que não é possível identificar diretamente com os produtos, como exemplo, a hora trabalhada, o número de funcionários, o tempo de funcionamento das máquinas entre vários outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com