TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTO DE MERCADORIAS VENDIDAS

Trabalho Escolar: CUSTO DE MERCADORIAS VENDIDAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

Depois de termos verificado, através da conciliação contábil, que a nossa contabilidade está em perfeita ordem, iremos agora para o primeiro procedimento de encerramento, que é o Encerramento da Conta Mercadorias. Antes disso, porém, vamos falar um pouco sobre Compras, Vendas e Estoque de Mercadorias.

Vocês viram que tudo o que acontece na empresa gira em torno das compras das mercadorias e das vendas destas mercadorias, pois a nossa empresa é uma empresa comercial cujo ramo é a revenda de mercadorias, sendo que todas as outras coisas que acontece na empresa é reflexo deste ato principal.

No primeiro lançamento de compras de mercadorias que efetuamos em janeiro/2001, colocamos que as mercadorias adquiridas para revenda seriam classificadas como Custos e não como Despesas e que o Custo das Mercadorias Vendidas teria um tratamento diferenciado e que no momento oportuno vocês iriam entender melhor. Pois bem, o momento oportuno chegou.

Porque Compras de Mercadorias não é despesa???

Ora, nós já vimos que despesas são gastos efetuados com o consumo de bens e serviços necessários ao desenvolvimento do objetivo principal da empresa, que no nosso caso é o da revenda de mercadorias. Apesar de estarmos cansados de tantas despesas que já lançamos na escrituração contábil da empresa Sucesso, não custa citar algumas novamente: Água e esgoto, energia elétrica, telefone, material de escritório, material de limpeza, juros passivos, salários, aluguéis de imóveis, etc.

Então o que seria Compras de Mercadorias?

As Mercadorias não são compradas para serem consumidas e sim para serem revendidas, portanto mercadorias não são despesas e sim bens da empresa a espera de compradores. Se são bens, devem ser lançadas no ATIVO e é o que ocorre. Para isso existem dois métodos de contabilização: Método da Conta Mista e Método da Conta Desdobrada.

O Método da Conta Mista consiste em utilizar uma única conta chamada de Estoque de Mercadorias, ou outro nome similar, para registrar todas as operações com Mercadorias, tais como: Compras de Mercadorias, Fretes sobre compras, ICMS sobre compras, Vendas de Mercadorias, Devoluções de Mercadorias, etc, (uma verdadeira salada, não?). Já o Método da Conta Desdobrada consiste em lançar todas as operações que envolvam Mercadorias em suas Contas distintas e esse, ao meu ver, é o método mais adequado a ser utilizado, e foi esse o método que a empresa Sucesso escolheu para contabilizar suas Mercadorias. Pra falar a verdade, não sei se este Método da Conta Mista é utilizado por alguma empresa, pelo menos eu nunca vi.

Se as mercadorias são compradas para serem revendidas, obviamente que serão vendidas por um preço maior do que custaram, visando lucro. Pelo Método da Conta Desdobrada as compras de mercadorias e as demais operações que trazem reflexo ao custo destas são classificadas dentro de um Grupo de Contas chamado Custos Operacionais, de tal forma que ao final do período saberemos exatamente quanto custaram e de forma detalhada facilitando a análise das situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com