TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS DO CONHECIMENTO: A MAXIMIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS ATRAVÉS DE SEU CAPITAL INTELECTUAL

Pesquisas Acadêmicas: CUSTOS DO CONHECIMENTO: A MAXIMIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS ATRAVÉS DE SEU CAPITAL INTELECTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  7.606 Palavras (31 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 31

CUSTOS DO CONHECIMENTO: A MAXIMIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS ATRAVÉS DE SEU CAPITAL INTELECTUAL

José Carlos Melchior Arnosti

Brasil

Faculdade Editora Nacional – FAENAC

arnosti@cptm.sp.gov.br

Regina Aparecida Neumann

Brasil

Faculdade Editora Nacional – FAENAC

apaneumann@cptm.sp.gov.br

Célia Vegas

Brasil

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP

celiavegas@zipmail.com.br

Norberto Giuntini

Faculdade Editora Nacional – FAENAC

ngiuntini@uol.com.br

Palabras Clave:

Intangíveis. Capital Intelectual. Organizações do Conhecimento. Ondas de Mudanças

Tema:

COSTOS Y CREACIÓN DE VALOR EMPRESARIAL

Recursos Audiovisuales: Microcomputador. Powerpoint. Projetor Multimídia. Microfone sem fio.

CUSTOS DO CONHECIMENTO: A MAXIMIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS ATRAVÉS DE SEU CAPITAL INTELECTUAL

Palabras Clave:

Intangíveis. Capital Intelectual. Organizações do Conhecimento. Ondas de Mudanças.

Tema:

COSTOS Y CREACIÓN DE VALOR EMPRESARIAL

RESUMO.

Competência do Funcionário, Estrutura Interna e Estrutura Externa, Ativos Invisíveis ou Intangíveis, são três grandes grupos objeto de análise em nosso trabalho, que visam à elaboração de um instrumento de suporte ao processo de Gestão de Custos e Análise de Variação de Lucro, vista que os informes gerenciais disponibilizados pela Contabilidade de Custos, limitam-se aos informes de produção e serviços executados contemplando apenas a utilização de Ativos Tangíveis. A definição de que Custos Intangíveis representam a parcela de sacrifício financeiro absorvida na formação de Bens Intangíveis é de certa forma imperfeita ou inexata: Como identificar os valores que gerarão Bens Intangíveis que comporão os Lucros Futuros? Como/Quando identificar simplesmente Custos com Intangíveis? São questionamentos e um desafio que se antevê para a Contabilidade que é a correta apropriação dos Custos para a geração desses Bens Intangíveis, ou o que se convencionou chamar de Custos Intangíveis. Um Sistema de Informações aliado a Ativos e Estruturas Tangíveis e Intangíveis será, sempre, resultado de ações humanas, na medida que os indivíduos (recurso humano) decidem, operacionalizam as ações voltadas à estratégia, adquirem conhecimento para inovar a forma de fazer as tarefas e os produtos, permitindo a continuidade dos negócios e, constituindo-se como os efetivos fatores críticos de sucesso empresariais. Como mensurar o real valor dos empreendimentos é um desafio que a classe contábil tenta vencer, aplicando seus modelos de evidenciação e mensuração do Capital Intelectual das organizações.

INTRODUÇÃO

Quando se analisam os agentes que agem para obtenção de resultado positivo, em qualquer empreendimento, os gestores em sua grande maioria preocupam-se com os que se entendem fatores críticos de sucesso: Marketing, Qualidade, Preço, Custos de Produção; Logística de Fornecimento e Distribuição.

Na economia globalizada em que não existem mais impedimentos geográficos nem de comunicações, um Sistema de Informações é fundamental como fator crítico de sucesso para qualquer tipo de empreendimento, seja de produção ou de serviços. Um Sistema de Informações aliado a Ativos e Estruturas Tangíveis e Intangíveis serão, sempre, resultado de ações humanas, ou seja, os indivíduos (recurso humano) estarão sempre como os verdadeiros agentes nas empresas, sendo fatores de sucesso e de continuidade.

Muito bem coloca Sveiby (1998, p. 9) sobre a importância desses agentes:

“As pessoas estão constantemente se expandindo em seu mundo por meios tangíveis, como quando cultivam jardins ou compram casas e carros, e por meios intangíveis, como quando geram idéias e desenvolvem relações com empresas e outras pessoas”.

As estruturas das empresas de certa forma independem de indivíduos isolados, elas continuarão a existir e caminhar mesmo tendo um grande número de funcionários desligados.

Com muita propriedade em relação a estas estruturas internas e externas das empresas, Sveiby (1998, p. 11) classifica-os em três grandes grupos:

“Os ativos invisíveis constantes no Balanço Patrimonial de uma organização podem ser classificados como um grupo de três elementos: competência do funcionário, estrutura interna e estrutura externa”.

Estes três grandes grupos serão objeto de análise em nosso trabalho, que visa à elaboração de um instrumento de suporte ao processo de Gestão de Custos e Análise de Variação de Lucro, visto que os informes gerenciais disponibilizados pela Contabilidade de Custos, limitam-se aos informes de produção e serviços executados contemplando apenas a utilização de Ativos Tangíveis.

1. OS ATIVOS INTANGÍVEIS E SEUS CUSTOS

“Os atributos humanos permitem o conhecimento, orientando-o em todos os sentidos da utilidade. Os princípios da contabilidade e o seu método concorrem, eficientemente, ao desenvolvimento da inteligência das coisas, investigando em qualquer terreno, auxiliando a memória e propiciando o relato de coisas e fatos observados. (...) Sendo o raciocínio indutivo e dedutivo, a contabilidade, por suas funções, proporciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com