TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calor E Dilatação

Exames: Calor E Dilatação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Estadual Jardim das Flores

CALOR E DILATAÇÃO

Professor(a): Demozélia

Aluno(a): Andressa de Oliveira da Gama

Disciplina: Física

Matupá MT-2013

Dilatação

As dimensões de um metal aumentam quando ele é aquecido. Mas esse aumento é tão pequeno que, na maioria dos casos, não os percebemos.

Como em alguns lugares a temperatura varia de 5°C durante a noite a 35°C durante o dia, a dilatação desse cabo pode chegar a 25 cm. Caso não seja prevista essa variação de dimensão, pode ocorrer o rompimento dos cabos elétricos .

Dilatação Linear

Do que depende a dilatação de um fio de metal? Quando um corpo tem sua temperatura aumentada, as partículas que o compõem (moléculas, átomos ou íons) passam a vibrar mais, aumentando com isso o espaço entre elas. Essa ocorrência num corpo metálico resulta num aumento de tamanho, ou seja, em sua dilatação. É fácil aceitar a ideia de que quanto maior a variação da temperatura a que esse corpo é submetido maior será sua dilatação. Há uma proporção direta entre essa variação de temperatura e a respectiva dilatação.

Quando ao contrário, um corpo é resfriado, em geral ocorre a diminuição de suas dimensões. Chamamos a isso de contração.

Dilatação Superficial

O comportamento das superfícies é muito semelhante àquele dos fios e das barras. Quando aquecidos, átomos e moléculas ganham movimento de vibração, distanciando-se entre si, e passam a ocupar um espaço maior dentro do corpo. Por isso, em nosso dia a dia, aquecemos a tampa metálica dos potes de conserva que não conseguimos abrir, para afrouxá-las.

Consideramos dilatação superficial a dilatação nos corpos que possuem duas de suas três dimensões de mesma ordem e grandeza, como as chapas ou as lâminas, cuja espessura pode ser desprezada. Assim como na dilatação linear, a dilatação superficial depende das ,mesmas variáveis.

Dilatação Volumétrica

Utilizamos os fios de alta-tensão e as barras de ferro das linhas ferroviárias para exemplificar o estudo da dilatação linear. Mencionamos as placas de concreto das pontes e as tampas metálicas dos potes de conserva quando tratamos da dilatação superficial. Ou seja, levamos em conta a dilatação de uma dimensão (comprimento) e depois de duas (área da superfície) das dimensões de um sólido. No entanto, nos corpos sólidos a dilatação é observada em três dimensões: comprimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com