TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calçadas Ecologicas

Pesquisas Acadêmicas: Calçadas Ecologicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

Campus ABC

Disciplina: Estudo Sócio Econômico

Calçada Ecológica

Arquitetura e Urbanismo – 2º semestre

Setembro / 2013

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

Campus ABC

Objetivo

Este trabalho tem o objetivo de colocar a importância que as calçadas têm no dia a dia das pessoas, informando o papel que ela desempenha no meio ambiente e no contexto urbano. Foi abordado o tema calçada ecológica, um tipo de construção que respeita o meio ambiente, em que se utiliza pavimentos permeáveis, uma arborização urbana correta, canteiros de jardim ou de gramas, que contribuem para a infiltração da água da chuva, diminuindo assim os problemas enfrentados pelas metrópoles no que se refere a enchentes.

1

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

Campus ABC

INTRODUÇÃO

As calçadas desenvolvem um papel importante na circulação de pessoas. Hoje elas não têm contribuído para a preservação do meio ambiente, além de cumprir seu papel de proteção aos cidadãos que passam.

Nas calcadas ecológicas, os revestimentos impermeáveis (como o asfalto, cerâmica, rochas ou concreto) são substituídos por sistemas drenantes revestidos com materiais porosos (placas ou concreto poroso) ou com juntas de assentamento que permitam a percolação de água (pavimento intertravado permeável).

A principal vantagem da calçada ecológica é que o seu piso permite que á água passe sobre ele. Ao contrário disto, se essa água cair em um calçamento de piso impermeável, será direcionada às bocas de lobo para, em seguida, correr em direção aos rios. Grande parte das cidades brasileiras, por exemplo, tem pisos, calçadas e telhados impermeáveis; com isso, a água vai para as ruas, mas não consegue escoar, devido ao acúmulo de lixo, causando as enchentes. O custo da calçada ecológica é praticamente o mesmo da convencional.

2

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

Campus ABC

IMPERMEABILIZAÇÃO: Um dos grandes e não destacados problemas ambientais nas cidades hoje é a impermeabilização do solo. Essa impermeabilização ocorre quando o solo perde a sua capacidade natural de absorção de água devido a construção de asfalto e calçadas que não permitem que a água se infiltre no solo.

Uma das consequências dessa impermeabilização é vista nos períodos de chuvas onde a água da chuva não encontra espaço para se infiltrar e acaba causando inundações e consequentes impactos sociais.

CALÇADA: Garantir com igualdade o direito de ir e vir a toda comunidade é cidadania. É comum encontrarmos calçadas em condições precárias, que atrapalham ou até impedem a circulação dos pedestres. Problemas como: buracos, pedras e pisos soltos, degraus, desníveis ou saliências, piso escorregadio, irregular ou trepidante, raízes expostas de árvores inadequadas, veículos em cima do passeio, materiais de construção, entulho, lixo, produtos de lojas em exposição, vendedores ambulantes, ou ainda equipamentos urbanos mal localizados. Como a maioria das ruas, calçadas, quintais e espaços abertos da cidade estão asfaltados ou cimentados, as águas das chuvas rapidamente escorrem para ralos, bocas de lobos e em pouco tempo estão nos rios, sendo que, logo após as ruas e calçadas alagadas.

Para evitar estes transtornos de enchentes e prejuízos econômicos devido a alagamentos com perda de bens, devem-se implantar as calçadas verdes ou calçadas ecológicas.

CALÇADA ECOLOGICA: consiste em evitar a impermeabilização dos passeios

públicos , através da implantação de material permeável faixas de gramados ou jardins, juntamente com uma arborização adequada no calçamento, fará com que a cidade fique valorizada dando um charme à mesma, seguido de uma correta sinalização para portadores de necessidades especiais, através dos pisos táteis contribuirá para o sucesso da calçada ecológica. Neste sentido, este trabalho tem como o objetivo à informação da importância em se obter um calçamento ecológico, ou seja, um calçamento permeável. Esse trabalho tem justificativa por conta da importância para nossas cidades, pois envolve situações corriqueiras, desde uma calçada intransitável, com uma arborização inadequada, até um alagamento com prejuízos econômicos. Além de ser um modelo novo que envolve qualidade de vida, e respeito ao meio ambiente. Pode ser uma solução para a reciclagem e destinação de materiais, que sem valor econômico se transformariam em sucatas e entulhos, como exemplo os pneus.

3

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

Campus ABC

ECOPAVIMENTO: é um pavimento permeável constituído de grelhas alveoladas de plástico reciclado que se caracteriza por permitir a passagem de água e ar. É, basicamente, uma calçada ecológica ou estacionamento ecológico. Tem um impacto ambiental positivo ao ajudar na prevenção das enchentes, redução das ilhas de calor, recarga dos aqüíferos subterrâneos e manutenção das vazões dos cursos d'água nas épocas de seca e controle da poluição do pluvial. O pavimento permeável Ecopavimento suporta o peso do tráfego evitando a compactação da base permitindo a passagem de água e evitando a morte do sistema radicular de gramados. O pavimento permeável aumenta a evapotranspiração, diminuindo o calor urbano. O pavimento ecológico permeável aumenta a retenção de água da chuva evitando a poluição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com