TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacitor

Tese: Capacitor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Como o sabemos, as fontes de alimentação constituem uma das etapas básicas dos equipamentos elétricos e/ou eletrônicos.

A função dessa etapa inicial é 'casar' a tensão elétrica fornecida pela rede domiciliar/industrial com as tensões adequadas às demais etapas do equipamento. É o caso, por exemplo, de dispormos de uma tensão de 117 VAC ou 220 VAC e necessitarmos de tensões de 6 VCC ou 12 VCC.

Uma fonte básica simples (ou linear, como dizem os mais teóricos) é, via de regra, constituída por 4 blocos, cada um com sua finalidade específica. Eis o diagrama de blocos:

Bloco 1- Transformador - Altera os parâmetros 'tensão e corrente' de entrada AC para outro(s) valor (es) de 'tensão e corrente' de saída AC. Um dado valor de tensão de saída AC podem ser maior, igual ou menor que a tensão de entrada AC.

Bloco 2- Retificação - Retifica os pulsos de saída do transformador, produzindo uma nova saída polarizada, pulsante, CC.

Bloco 3- Filtragem - Filtra a tensão pulsante de saída do bloco retificador eliminando boa parte de sua pulsação.

Bloco 4- Regulagem - Regula eletronicamente a saída do bloco de filtragem de modo a se obter uma tensão contínua e constante. Esse bloco pode incluir uma proteção contra diversos 'aborrecimentos', como veremos ao final.

Transformador abaixador de tensão

Abaixo mostramos a simbologia, a curva característica e os parâmetros envolvidos num transformador abaixador de tensão:

Parâmetros notáveis do transformador:

Up= tensão no primário (entrada) ;Ip= corrente no primário (entrada) ; Np= número de espiras no primário

Us= tensão no secundário (saída) ; Is= corrente no secundário (saída) ; Ns= número de espiras no secundário

Pp= potência absorvida no primário (entrada) ; Ps= potência entregue pelo secundário (saída)

Relações:

Up/Us= Np/Ns ; Pp = Ps (caso ideal) ; Up.Ip= Us.Is

Efeito da retificação

Há vários modos de ligarmos diodos retificadores de modo a converter AC para CC. Diferenciamos retificador de meia-onda e retificador de onda-completa. É bem mais vantajosa a retificação de onda-completa, a qual aproveita os dois semiciclos da tensão alternada disponível. Para tal retificação temos duas possibilidades, a saber: usar de apenas 2 diodos retificadores, caso em que o secundário do transformador deverá apresentar uma derivação central ('center tap' - CT) ou usar uma ponte retificadora com 4 diodos, caso o secundário não apresente derivação central. Esquematizemos isso:

Uma ponte retificadora consta de 4 diodos retificadores reunidos num só invólucro, com 2 terminais marcados "~" para a entrada AC e 2 terminais marcados com "+" e "-" para a saída polarizada CC. A ponte retifica os dois semiciclos da tensão alternada (daí o nome 'retificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com