TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacitores

Monografias: Capacitores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 5

1. Entrega do relatório: 23/03/2011. Após essa data o relatório não será mais recebido. 2. Colocar o nome de todos os integrantes do grupo. Após a entrega não será aceita a inclusão de nomes. 3. Não será aceito relatório com um padrão mínimo de qualidade, definido como:

Lista em papel branco, com ou sem linhas.

Papel branco ou quadriculado com margem à esquerda para grampear ou encadernar.

Fazer uma capa impressa que inclua entre outros, os nomes dos integrantes, o curso (Engenharia Elétrica ou Engenharia de Automação e Controle), a disciplina, semestre e ano.

Grampear ou encadernar as folhas e a capa. 4. Relatórios iguais serão zerados, tanto o grupo que copiou e o grupo que ofereceu o relatório para a cópia. 5. Atraso tolerável de 15 minutos. Após esse tempo o aluno não poderá participar das atividades da aula devendo repor em um dia determinado pelo professor. 6. Demais instruções vide “Elaboração de Relatórios”, 2011.

1. Objetivos

O objetivo é a familiarização com o uso dos equipamentos e instrumentos de medidas elétricas utilizados no laboratório através da medição do valor da resistência ôhmica de diversos tipos de resistores.

2. Introdução Teórica

2.1 Resistência Elétrica

Se a corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons de um ponto com excesso de elétrons para um ponto com falta de elétrons, e que para isto deverá haver uma força elétrica gerada por uma diferença de potencial entre os dois pontos, podemos dizer que a Resistência Elétrica é a oposição que um determinado material apresenta a esse fluxo de elétrons. A quantidade de resistência elétrica (R) dos condutores, ou seja, quanto de dificuldade eles impõem à passagem da corrente elétrica, é medida em ohms (símbolo Ω).

2.1.1 A Lei de Ohm

A relação entre a intensidade da corrente elétrica (I), a tensão elétrica (U) e a resistência elétrica (R) foi descoberta por Georg Simon Ohm. Ele fez seus próprios fios resistores. Com eles, conseguiu mostrar que a intensidade da corrente depende de seus comprimentos e de suas espessuras, quando a tensão sobre eles e a temperatura são mantidos constantes.

Suas observações (a,b,c),feitas sob tensão e temperatura constantes, foram as seguintes:

(1) A intensidade da corrente elétrica diminui quando se aumenta o comprimento do fio, sem alterar sua espessura.

R aumenta quando o comprimento do fio aumenta.

(2) A intensidade da corrente elétrica aumenta conforme se aumenta a espessura do fio, sem alterar seu comprimento.

R diminui quando a espessura do fio aumenta.

(3) Com comprimento e espessura constantes, a intensidade da corrente se altera quando se substitui um material condutor por outro.

R depende do material de que é feito o fio.

(4) Usando-se sempre o mesmo fio, mantido à temperatura constante, a intensidade da corrente aumenta quando se aumenta a tensão aplicada.

Dessas observações, Ohm conclui que, se a temperatura for mantida constante, a relação

Tensão elétrica : corrente elétrica ou U : I mantinha-se constante para qualquer fio particular. Essa constante é exatamente o valor da resistência elétrica do fio em questão.

Em símbolos:

U : I = constante = R

U = R.I e I = U : R

Reorganizando a lei de Ohm podemos obter duas expressões adicionais:

Escrita dessa última forma, a lei de Ohm estabelece que, sob temperatura constante, a intensidade de corrente que circula por um material é diretamente proporcional à tensão elétrica (d.d.p.) aplicada e inversamente proporcional à sua resistência elétrica.

2.2 Resistor Elétrico Resistor é o elemento físico que apresenta uma resistência ôhmica definida cuja finalidade é controlar o fluxo da corrente nos circuitos elétricos. São componentes fabricados com material condutor de alta resistividade elétrica e transformam a energia elétrica em energia térmica (efeito Joule).

2.2.2 Características informadas dos resistores As mais importantes que já vem impressa ou informada pelo fabricante são o valor ôhmico da resistência elétrica, tolerância e potência máxima disponível.

2.1.1 Resistência ôhmica definida Os resistores são fabricados em valores padronizados, estabelecidos por normas ou convenções, cujos valores comerciais mais comuns são múltiplos de dez na seguinte escala numérica:

1 - 1,2 - 1,5 - 1,8 - 2,2 - 2,7 - 3,3 - 3,9 - 4,7 - 5,6 - 6,8 - 8,2 2.1.2 Tolerância Os resistores de um mesmo valor nominal estão sujeitos a diferenças em seus valores reais em decorrência dos processos de fabricação ou matéria prima utilizada.

As faixas de tolerância de ± 5%, ± 10% e ± 20% caracterizam os resistores considerados comuns, enquanto que os demais são chamados resistores de precisão.

2.1.3 Potência máxima suportável Indica a capacidade de liberação de calor ou potência dissipada dos resistores e está associada às suas dimensões físicas.

2.2 Tensão nominal dos resistores Tensão na qual o resistor dissipa a sua potência nominal, isto é, é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com