TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Investido

Ensaios: Capital Investido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  4.211 Palavras (17 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 17

ENGENHARIA

Sumário

1 – Introdução 3

2 - Apresentação do Software 4

3 - Comandos do menu principal 5

3.1- Arquivo: 5

3.2- Editar: 6

3.2- Ver: 6

3.3- Opções: 7

3.4- Ferramentas: 7

3.5- Cálculo: 8

3.6- Ajuda: 8

4 – Barra de ferramentas 8

5- Desafio 10

6- Gráfico da função P(q)=3q² [-3,3] 11

7- Gráfico da função P(q)=3q² [0,3] 12

8- Gráfico da função P(q)=3q² [0,5] 13

9- Conceito de Limite 14

10.Taxa da variação media. 16

11. Conceito de Derivada 19

12- Conclusão 25

13- Bibliografia e referencias bibliográficas: 26

1 – Introdução

O programa de Atividade Prática Supervisionada (ATPS) auxilia na fixação do conteúdo proposto na grade curricular, estimulando também a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; promovendo o estudo, a convivência e o trabalho em grupo; desenvolvendo os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizado.

Ao concluir as etapas do desafio, o aluno terá desenvolvido a capacidade de criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas; identificar, formular e resolver problemas na área de aplicação, utilizando o rigor lógico - cientifico na análise da situação problema; estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento.

2 - Apresentação do Software

Graphmática é um gerador de gráficos de função de uma variável nas suas varias formas: cartesiano, polar, paramétrica, logarítmica, trigonométrica, inequação e implícita. Com ele é possível ainda gerar campos de vetores e fornecer a solução das correspondentes equações diferenciais e, além disso, permite calcular, derivadas, integrais, máximo, mínimo e zeros de funções.

O software pode ser usado como auxiliar para plotagem de curvas matemáticas, com ele pode-se construir vários gráficos em uma só tela, salvar informações e equações, bem como redimensionar as escalas em cada eixo. Como ferramenta de Cálculo adicional, o programa pode incluir símbolos de diferenciação, traçar retas tangentes à curva e calcular uma integral definida.

O Graphmatica determina, automaticamente, o tipo de gráfico que você está introduzindo considerando as variáveis usadas; reconhece o domínio de uma equação; altera o número de pontos do domínio, de modo dinâmico, ajusta os eixos x e y, quando se altera a área ou o tamanho da janela do gráfico, para manter o aspecto proporcional do gráfico.

O programa aceita as regras matemáticas, não as do computador. Pode utilizar multiplicação implícita, uma completa biblioteca de funções matemáticas (incluindo trigonometria), e parênteses. O Graphmatica apresenta seis estilos de gráficos: cartesianos, polares, paramétricos, diferenciais e ODEs com aproximações com valor inicial até quarta ordem (e sistemas lineares de quarta ordem também), todos detectados automaticamente, além de lidar também com inequações.

A Barra de Botões proporciona acesso rápido aos comandos mais usados. Apresenta o menu principal onde você poderá visualizar a informação mais relevante e mensagens de ajuda, e uma caixa com a Lista de Equações, que permite selecionar qualquer equação, que estiver armazenada na memória, para desenhar o respectivo gráfico, apagar, ou editar para formar uma nova equação.

O Graphmatica permite copiar equações, tabelas de pontos e gráficos para a área de transferência e, além disso, você pode escolher níveis de qualidade de impressão para uma rápida, ou melhor, impressão quando imprime os seus gráficos.

3 - Comandos do menu principal

3.1- Arquivo:

* Novo – Para começar do zero com uma grade limpa e as configurações padrão

* Abrir... - abre um documento salvo.

* Salvar e Salvar como... – salva um documento aberto.

* Salvar informações - Por padrão, Graphmática salva suas configurações automaticamente, mas você pode salvá-las manualmente a qualquer momento. Sempre que você executar Graphmatica elas serão automaticamente restauradas.

* Configurar página... – configura a página para impressão.

* Imprimir... – imprime o documento.

* Sair – sai do programa.

3.2- Editar:

* Desfazer intervalo de grade - Este recurso desfaz as últimas alterações feitas. Esta opção está sempre disponível, exceto quando você acabou de começar o programa ou carregar um arquivo.

* Copiar gráficos BMP - copia a tela gráfica atual em formato de bitmap e o coloca na área de transferênca.

* Copiar gráficos EMP - copia a tela gráfica em um metarquivo projetado para lidar corretamente com texto.

* Copiar tabelas - copia todo o texto na janela de impressão para área de transferência.

* Copiar equações - copia a equação selecionada para a área de transferência, a partir do qual você pode colar o texto em qualquer aplicativo do Windows.

* Colar dados de plotagem – esta opção permite que você copie e cole os dados de um gráfico em uma planilha.

* Ocultar gráficos – permite ocultar um gráfico sem apagá-lo.

* Apagar gráficos – exclui um gráfico definitivamente.

* Apagar todos os gráficos - exclui um gráfico definitivamente.

* Anotações – permite que você coloque etiquetas de texto diretamente na superfície do gráfico.

3.2-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com