TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas De Uma Organização

Trabalho Universitário: Caracteristicas De Uma Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A empresa objeto de estudo deste trabalho é uma Sociedade Anônima Fechada de grande porte que atua há 78 anos no ramo metalúrgico na cidade de Cambé – PR. Sua história teve inicio em 1936 com uma pequena fundição em São Paulo - SP, em 1998, por decisão estratégica do grupo gestor, se deu sua transferência para Cambé, desde então a empresa não parou de crescer, atualmente conta com cerca de 1.500 colaboradores, tecnologia de ponta em todas as áreas produtivas e de controle de informação, e é uma das maiores e mais importantes empresas do Brasil.

3 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL.

3.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional da empresa é apresentada em um organograma bem definido, onde cada funcionário consegue identificar com facilidade suas funções e responsabilidades. As divisões se dão nos níveis estratégico, tático e operacional. Sua hierarquia conta com:

• Presidente da empresa: que é o sócio majoritário, nele são centralizadas todas as decisões mais importantes da empresa.

• Diretores e gerentes executivos: responsáveis pelo planejamento estratégico e tático da empresa.

• Supervisores de setores: responsáveis por um ou mais setores da empresa, possuem autonomia no seu setor e estão subordinados aos gerentes e diretores executivos.

• Operacional: responsáveis pela produção da empresa, seja no ambiente administrativo, seja no ambiente fabril.

3.2 PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE (COMERCIAL)

Observando o setor comercial da empresa percebe-se que o planejamento é feito através do diretor nacional de vendas com base nos relatórios produzidos pelo setor comercial, pela inteligência de mercado, e com base nos objetivos de marketing e de faturamento. Do diretor provem a organização, é ele quem define as metas serem alcançadas e quais os caminhos serão traçados para atingi-las. A execução se dá através das duas principais frentes de vendas da empresa: os representantes externos e o callcenter. O controle é feito através da supervisora comercial que acompanha as vendas a todo tempo, mensura os resultados diários através de relatórios que são enviados 5 vezes ao dia para o diretor comercial, dessa forma, ambos (diretor e supervisora comercial) conseguem avaliar quais pontos precisam ser melhorados e orientar as frentes de vendas para atingirem os resultados.

3.3 FERRAMENTAS PARA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO

Uma das principais ferramentas de gestão da empresa é o sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) nele são concentrados todas as informações necessárias para gestão da organização.

A empresa conta também com um setor de inteligência de mercado que é responsável pela analise do mercado no seu ambiente interno e externo, por identificar as carências do mercado, os setores que mais demandam produção, as necessidades dos clientes, entre outros... que são apresentadas em forma de relatórios ao grupo gestor como fonte para tomada de decisão.

A gestão propriamente dita parte do grupo gestor que é composto por todos os diretores executivos e pelo presidente da empresa em suas reuniões são colocadas a mesa os principais problemas de cada diretoria e avaliado as soluções junto aos membros do grupo gestor, vale ressaltar que a palavra final fica sobre responsabilidade do presidente.

3.4 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO X PRÁTICAS DA EMPRESA

Por se tratar de uma empresa de grande porte é natural que seja utilizada mais de uma teoria da administração dentro da empresa, as que mais se destacam são:

• Administração Cientifica: com foco nas tarefas, e nos estudos de tempos e movimentos na área fabril.

• Teoria Clássica da Administração: com ênfase na estrutura, na classificação das funções técnicas da empresa.

• Teoria das Relações Humanas: com foco no funcionário, na maior qualidade de vida e do trabalho, na integração social e nos benefícios que vão além do salário.

• Teoria Neoclássica: no que se refere aos objetivos diários de produção e de faturamento se identifica a utilização do método de administração por objetivos.

• Teoria dos Sistemas: no que se trata da integração entre os diversos setores da empresa.

4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

4.1 A MOTIVAÇÃO E O ESTRESSE NO TRABALHO

Atualmente um dos maiores desafios dos gestores é manter sua equipe motivada e diminuir o estresse no trabalho, além disso, sabe-se que salário não é a única fonte de motivação para o funcionário, nesse contexto a empresa objeto de estudos deste trabalho tem desenvolvido algumas atividades para facilitar a vida dos gestores, entre elas:

• Plano de cargos e salários bem definido que possibilita o crescimento do funcionário e boas remunerações.

• Cursos de capacitação.

• Plano de saúde.

• Seguro de vida.

• Cesta básica.

• Exercícios laborais que auxiliam os funcionários a diminuir o estresse.

• Clima organizacional tranquilo.

• Alimentação na empresa com café da manhã e almoço, jantar e ceia.

Apesar da preocupação com o clima organizacional da empresa, com a redução do estresse e com o aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com