TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Empresariais

Monografias: Caracteristicas Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 6

1 DESENVOLVIMENTO

As duas empresas pesquisadas são: Giassi e Cia Ltda e Lojas Salfer S.A, ambas localizadas no município de Araranguá, Santa Catarina. O ramo de atividade da empresa Giassi e Cia Ltda é alimentício, em sua loja de Araranguá centro possui 291 colaboradores. O ramo da segunda empresa é loja de departamentos Salfer S.A que conta com 18 colaboradores.

O processo de recrutamento e seleção da empresa Giassi, é feito da seguinte forma: Currículo, Teste de conhecimentos gerais e práticos e entrevista individual com o RH da unidade e profissional da área de psicológica.

Já na empresa Salfer o processo de recrutamento e seleção é realizado pelo gerente da unidade e consiste em apenas recebimento de currículo e entrevista individual. Após sua avaliação os candidatos são enviados para realizar treinamento em loja escola em Joinville.

O grupo constatou que a empresa Giassi tem um processo de recrutamento e seleção melhor do que as lojas Salfer, pois a Salfer o seu processo seletivo é deficiente, pois não é realizado por profissional qualificado da área de RH. Já se tivesse um profissional qualificado seria melhor para o processo seletivo, pois saberia identificar os aspectos comportamentais, perfil psicológico, entre outros.

Os testes são aplicados conforme as necessidades e características da posição a ser preenchida. Devem investigar aspectos comportamentais, habilidades, conhecimentos específicos, perfil psicológico, vocacional e emocional, entre outros aspectos, por meio de provas situacionais, testes psicológicos, jogos, vivencias, dramatização e uma série de outros instrumentos e recursos. (Elgenneni, 2009, p.78).

A empresa Giassi não oferece benefícios sem ser os que a legislação estabelece. A empresa Giassi possui um plano de cargos e salários formalizado através de descrição de cargos da empresa, um dos benefícios que ele traz é a diferenciação de funcionários referente a produtividade de cada um, pois o funcionário mais qualificado e comprometido com a empresa ira receber mais, conforme sua avaliação. O supermercado Giassi não realiza nenhum tipo de pesquisa salarial fora da empresa. A empresa está ciente da insatisfação de seus colaboradores quanto à remuneração e benefícios, percebendo através do aumento da rotatividade e reclamações sobre insatisfação salarial. As regras para aumento de salário se da somente através da avaliação de desempenho.

Já a empresa Salfer possui diversos benefícios para seus colaboradores como: plano de saúde, aquisição de mercadorias com desconto, bolsa de estudo para faculdade, vale alimentação. A Salfer possui a descrição de cargos da empresa e não possui plano de cargos e salários formalizados, mas se fosse implementado traria o beneficio de distinguir pelo salário o funcionário mais qualificado do menos qualificado. A empresa também não faz pesquisa salarial fora da empresa. Segundo o gerente da loja entrevistada os funcionários estão satisfeitos com a remuneração e benefícios oferecidos pela empresa, pois segundo o mesmo a insatisfação é mais fácil de ser percebida e no momento ela não esta sendo percebida pelo gerente. A empresa não faz alterações salariais sem os acertados pelos acordos sindicais, além disso, a única forma de aumento salarial é através das metas de venda. Onde cada funcionário que ultrapassar a sua meta, ganha percentual sobre a venda.

O grupo constatou que a empresa Salfer encontra-se atrasado ao que se refere a cargos e salários comparado com a empresa Giassi que tem o plano de cargos e salários definidos. Pois se a empresa Salfer opta-se em implantar o plano de cargos e salários seria uma forma de motivar os colaboradores com salários diferenciados. Já a Salfer está à frente da empresa Giassi ao que se refere a benefícios oferecidos aos seus colaboradores, pois a empresa Giassi não oferece nenhum beneficio, mas se a empresa Giassi oferece-se benefícios seria uma forma de reter funcionários e muito das insatisfações salariais seriam sanadas.

As organizações que flexibilizam os benefícios estão comprometidas com suas metas e objetivos e sabem que este diferencial, alem de assegurar a retenção das pessoas, tem seu custo melhor controlado e o compartilha com os colaboradores, que por sua vez tomam maior consciência dos valores investidos por benefício e da flexibilidade e prontidão para troca quando for conveniente. (Gasparotte, Guirro e Jardinette, 2009, p.55).

A empresa Giassi, trabalha com o plano de qualidade D’OLHO, criado pelo SEBRAE, desde 1997, onde possui um grupo da qualidade que realiza auditorias nos setores, referente a descarte, organização, higiene, limpeza e ordem mantida. Também possui a auditoria interna que verifica produtos e processos. A empresa Giassi monitora seus resultados e indicadores de desempenho, através de metas, planejamento estratégicos. A empresa Giassi capacita seus funcionários através de treinamentos práticos. Referente a satisfação de cliente com os produtos não conforme, a empresa Giassi realiza a troca de produtos ou encaminha os produtos para a assistência técnica. Já a empresa Salfer não possui um plano de auditoria dos setores, referente à organização. A Salfer monitora seus resultados e indicadores de desempenho através das metas de vendas pré-definidos. A empresa Salfer capacita seus funcionários, pois é realizado treinamento na loja escola em Joinville e se durante o seu tempo de empresa surgir alguma dificuldade o colaborador e novamente enviado a loja escola para treinamento das suas dificuldades.

O grupo identificou que a empresa Salfer não possui um plano de auditoria e com isso deixa de melhorar seus processos internos e automaticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com