TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Sobre O Atletismo

Artigo: Caracteristicas Sobre O Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Em 1912 a IAAF foi criada. Desde então o atletismo passou por varias mudanças politicas e socioeconômicas, com esse crescimento veio a da organização (IAAF) fazendo com que o nome amador ficasse cada vez mais inapropriado a sua designação. Apartir de 1982 o conceito tradicional de amadorismo e abandonado. Nos anos que se seguiram foram criados diversos fundos para promover e financiar os atletas mais talentosos e aumentar cada vez mais o nível do esporte.

Ate que em 2001 oficialmente a IAAF substitui o nome amador, tornando se então Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Em todos os esportes e evolução de normas e equipamentos é uma consequência natural, isso não foi diferente no atletismo.

No começo quando o atletismo foi criado as roupas e seus equipamentos eram confeccionados com oque havia a disposição na época. Hoje temos roupas com tecidos que facilitam a transposição do vento, que aderem mais o corpo dificultando a aderência de agua ou suor, desta forma tornando se mais leves. Assim como as sapatilhas que são usadas no esporte, cada vez mais leves.

Isso também serve para os equipamentos que como citado anteriormente eram produzidos com a tecnologia q a época disponibilizava, hoje termos varas mais leves e flexíveis, pistas de materiais sintéticos. Todas essas mudanças que vieram e que ainda vão vir facilitam como um todo na evolução do esporte

Abaixo dois exemplos dessa evolução:

Nas primeiras edições dos jogos olímpicos, os atletas usavam apenas um pedaço de pano atado na cintura os cobrindo, o que foi um costume proveniente da época de Homer. No ano de 720 a.C, na 15ª edição das olimpíadas antigas, houve um corredor que perdeu seu pano de cobertura no meio da pista. Mesmo assim, ele insistiu em completar a prova, o que impressionou muito os espectadores. Os gregos antigos achavam que o corpo nu podia mostrar melhor a beleza física do ser humano, por isso, todos os corredores não vestiam nada durante as competições olímpicas.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090629162902AATuNGX.

Quando O'Brien começou a jogar o tiro, o método padrão foi a balançar para trás em uma perna, balançar a outra na frente para o equilíbrio, saltar para a frente e impulsionar a bola de ferro para a frente. O'Brien vez começou enfrentando a parte de trás do círculo. Então ele se virou 180 graus, utilizando a rotação para gerar impulso e ajudá-lo a jogar o tiro distâncias maiores.

Usando este método, ele foi capaz de quebrar o recorde mundial no arremesso de 17 vezes, tornando-se o primeiro homem a colocar 16 libras tiro mais de 60 pés, e ganhar 116 atende consecutivo no arremesso de peso (http://en.wikipedia.org/wiki/Parry_O'Brien).

Segundo estudo dirigido observei diversas formas de trabalhar o atletismo, mais a meu ver a melhor forma de administrar um treinamento e o método misto, já q o mesmo engloba dois métodos muito eficazes, retirando o que cada um tem de melhor.

Desta forma pode-se ter um melhor aproveitamento do atleta, com essa técnica em primeiro momento se observa todo o seu movimento em modo completo observando o ponto forte (o que pode diferencia-lo) e o ponto fraco ficando para ser corrigido em segundo momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com