TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do conceito de desenvolvimento e treinamento

Tese: Características do conceito de desenvolvimento e treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Tese  •  3.404 Palavras (14 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 14

MÓDULO:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

Inatismo: nasce com o indivíduo, cada um traz consigo suas características principais de personalidade.

Maturacionismo: maturação cognitiva indica o potencial de aprendizagem do individuo, formas de aprender.

Apriorismo: conhecimentos estão intimamente unidos e que diz respeito ao próprio individuo.

O inatismo ou apriorismo é uma teoria da aprendizagem que considera que o homem já "nasce pronto", ou seja, as possibilidades de adquirir conhecimentos são hereditárias, inatas, predeterminadas.

2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

R: O professor usa de sua autoridade dentro da sala de aula e atua, estimulando seus alunos, indiferente que ele venha com facilidades de aprendizagem ou dificuldade, transforma a sala de aula, onde todos são iguais, com capacidades, direitos e deveres.

Ex.: quando brincam de bolas coloridas no pátio, sugere intervenção, sobre que cores existentes, separações por cores e etc., ampliando o conhecimento desses alunos, apenas brincam de bolinhas que rolam.

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

R: Não, já nascemos com a capacidade de aprendizagem formada e vamos aprimorando com o passar do tempo, nos ambientes em que vivemos e na escola, com a ajuda do professor.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.’

R: De acordo com a teoria gestáltica, o conhecimento ocorre do todo para as partes e por meio da percepção do individuo, a aprendizagem é determinada pela percepção das relações estruturadas no campo da percepção. Cabe a organização de estímulos que provoquem o processo perceptivo internos do indivíduo. Dentre os conceitos fundamentais destam-se:

O conceito de totalidade acredita que “o todo é mais que a soma das partes”, um exemplo é a formula da água (H2O na quimica), o hidrogênio se separado do oxigênio não irá ter o mesmo resultado (no caso matar a sede);

Percepção explica que a inteligência depende da estrutura perceptiva interna;

Estrutura é um todo organizado e que se harmoniza que há uma relação de conjuntos, ex., o quebra cabeças, onde um depende do outro.

Meio geográfico E Meio comportamental é o meio resultante da interação do individuo com o meio físico

Figura de fundo é o campo perceptivo que tende a organizar- se segundo relação de figura de fundo. A figura depende do fundo sobre a qual aparece; o fundo serve como uma estrutura.

Leis perceptivas são quando observamos algo, nossa percepção tende para forma, as formas mais simples, simétricas, regulares e estáveis.

Insight acontece quando o aluno aprende, como se fosse um passe de mágica, de repente ele aprendeu.

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

Campo fenomenal- mundo das coisas e das pessoas (vai atribuindo ao longo da vida significações e valores).

Self – (si mesmo) auto imagem que formamos de nos, compreende o que somente cada um de nos conhece e, por vezes, escondemos dos outros.

Congruência – harmonia entre self e o que esta sendo apreendido pela consciência

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

R: A escola precisa ter um clima favorável, no qual a criança se sinta segura, valorizada e importante, para que consiga se desenvolver suas potencialidades. No qual a escola também precisa manter seus projetos de se manter e se atualizar para conseguir os objetivos da vida.

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

R: Aprender a aprender: aprendizagem significativa e experimental. Aprender tem valor no presente e no futuro. Se produz o aprendizagem significativa cheia de descobertas para a pessoa. O saber, querer saber mais faz com que cada coisa que a criança aprende, desperte nela a vontade do segundo passo, é dizer ir mais além, saber mais , conhecer mais. É uma combinação entre o lógico e o intuitivo, o intelecto e os sentimentos, o conceito e a experiência, a ideia e o significado.

É a busca constante de autorrealização em todas as perspectivas que envolve a vida da pessoa, nas dimensões de: manter a identidade própria; relacionar-se com o mundo e com os outros; de aperfeiçoar-se. Esse é basicamente o processo de motivação.

8. O que é equivalência de estímulos?

R: A equivalência de estímulos é o que define o comportamento estimulado através de critérios assimilados na aprendizagem, que permite a simulação e a aquisição das experiências realizadas nas suas funções cognitivas.

9. A equivalência de estímulo pode ser utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita? De que forma?.

É importante salientar que o aspecto lógico e ordenado da aprendizagem é fundamental, entretanto não é o único. A aprendizagem, que tem importância para o estudante, “combina o lógico e o intuitivo, o intelecto e os sentimentos, o conceito e a experiência, a idéia e o significado”. Toda aprendizagem precisa ter “uma qualidade de envolvimento” da pessoa inteira com um dinamismo que vem de dentro: o senso de descoberta, alcance, apreensão e compreensão. A aprendizagem contém elementos cognitivos e de sentimentos como curiosidade, vibração e paixão, bem como elementos vivenciais como prudência, autodisciplina, autoconfiança e emoção da descoberta.

Antes de aprender a ler e escrever a criança já tem formada uma classe de estímulos equivalentes contendo figuras (estímulos bidimensionais), objetos reais (estímulos tridimensionais) e sons (palavras faladas pela própria criança e/ou por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com