TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carga Maquina

Trabalho Universitário: Carga Maquina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  3.867 Palavras (16 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Campus Cornélio Procópio

TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Luiz Alfredo Pereira

Monique Ap. Ferreira dos Santos

Muller Pereira

Paula de Andrade

Gestão de Processo Produtivo

Cornélio Procópio

2013

Luiz Alfredo Pereira

Monique Ap. Ferreira dos Santos

Muller Pereira

Paula de Andrade

Gestão de Processo Produtivo

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Processo Produtivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para a aprovação na disciplina.

Professor: Jose Fernandes da Silva Neto

Cornélio Procópio

2013

Sumário

Alguns Aspectos Históricos e Fundamentais Teóricos

Na gestão da produção os objetivos básicos de todo gestor estão relacionados com a racionalização dos processos e com a otimização dos recursos visando aumentar a produtividade do trabalho realizado.

Tecnicamente um dos meios para atingir maiores patamares de produtividade é mediante o estudo de racionalização do trabalho e da melhora funcional do homem, ou seja, pelo estudo de “Tempos e Movimentos”. Essa expressão se se fundamenta, principalmente, em Taylor e Gilbert, os quais desenvolveram seus trabalhos tanto no objetivo de medição e qualificação do trabalho executado quanto no sentido de melhorá-lo e racionalizá-lo, formulando princípios e teorias.

Ao final do século 19, trabalhando numa mineradora, Taylor teve sua atenção voltada para o serviço que alguns operários desempenhavam com uma pá, carregando minérios. Algumas pessoas possuíam sua própria ferramenta, recusando as que eram fornecidas pela companhia. Essa preferência ocorria em virtude de os operários dimensionarem sua própria pá em função da capacidade física de cada um, usando o bom senso como meio de redução do esforço e para melhoramento dos métodos de trabalho.

Com base na observação Taylor aprofundou estudos procurando estender por toda a empresa o ganho de produção conseguido por algumas pessoas. Munido de cronômetro, começou a identificar que quantidade uma pessoa movimentava, num certo tempo, em função de cada tipo de pá. Iniciou com pás grandes, que foram gradativamente reduzindo de tamanho, repetindo a experiência com vários funcionários. Tudo era anotado. Após uma série de observações, Taylor dimensionou o peso ideal possível de ser manipulado pelos mineiros de forma a ter, ao final da jornada uma maior quantidade de minério movimentado.

No estudo dos tempos de e métodos de trabalho, o homem é o elemento essencial, tanto como observador do processo quanto como executor. Este estudo preocupa em encontrar a melhor maneira de executar as operações, sejam de máquinas ou pessoas, buscando reduzir ao máximo, ou até eliminar o tempo ocioso e o trabalhado desnecessário.

Os métodos de trabalho (representados pelos movimentos) são responsáveis pelo aspecto qualitativo da racionalização; o tempo, pelo qualitativo. A junção dos dois, tempos e movimentos, possibilita a definição dos tempos padronizados e do tempo de fabricação do produto como um todo, uma vez que o produto reflete a combinação de uma série de operações superpostas.

O estudo dos métodos visa a eliminar algum esforço adicional do homem na execução do seu trabalho, enquanto o estudo do tempo permite qualificar o trabalho possível de ser conseguido com a prática dos métodos operacionais. A importância da medição do tempo é tão grande para as empresas, que operações que se repetem com frequência têm seus tempos medidos por meio de filmagens cuidadosas, o que permite analisar cada detalhe.

A definição do tempo gasto na fabricação de cada produto também é fator de grande utilidade na programação da produção e na fixação de incentivos salariais aos operadores. Influi na programação da produção como determinador da quantidade possível de ser produzido num determinado tempo, em cada equipamento, possibilitando estipular quantidade a serem atingidas na fabricação de qualquer item, no período considerado.

Influi também como incentivo salarial, partindo da premissa que o tempo padrão é conseguido a partir de um tempo médio obtido pela análise do trabalho de um funcionário médio, portando padronizando a observação. O funcionário cujo comportamento operacional estiver situado acima dessa média pode receber certo percentual sobre seu salário, ou qualquer outra forma de incentivo como prêmio pelo esforço de trabalhar um nível acima dos demais.

Assim, podemos avaliar a utilidade da determinação do tempo padrão, cuja veracidade só deve ser reconhecida quando nenhuma variável envolvida distorcer o método escolhido. Isso significa que o tempo de uma operação só deve ser medido quando o modo de execução estiver definido suficientemente para, naquele momento, representar o melhor método possível de ser conseguido, de modo que se possa ser mantido por um operador treinado durante toda jornada de trabalho.

Para que o tempo de processamento tenha utilidade real, são feitos estudos sobre operações a fim de que cada tarefa seja analisada com precisão. O conjunto das operações estudadas deve ter os tempos registrados e arquivados de modo a permitir comparações quando eventuais mudanças futuras forem introduzidas no processo e se desejar sabe se o método, fruto da modificação, trouxe ou não algum melhoramento ao trabalho. Isso é medido pelo ganho (ou perda) de tempo na fase atual de processamento comparado ao anterior.

A análise inicia-se a partir do questionamento se a operação é ou não necessária, da possibilidade de combiná-la com outra, sintetizando-as em uma única, de se poder mudar a sequência a fim de reduzir o tempo de execução, ou, ainda, se o movimento operacional puder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com