TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carie Dental

Trabalho Universitário: Carie Dental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  2.910 Visualizações

O que é a cárie dental? Os dentes são recobertos por uma camada dura de esmalte, cuja função é protegê-los de qualquer agressão externa. Quando esta camada desaparece, permite que as bactérias presentes na boca ataquem os dentes. A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível. Ela é a destruição localizada dos tecidos dentais produzida por esse ataque, o que ocasiona nos dentes a presença de uma cavidade que progride em tamanho, até destruir todo o dente, se não tratada a tempo.

Quais as principais bactérias relacionadas à cárie dental? As bactérias que se encontram normalmente na boca transformam os restos de alguns alimentos em ácidos; tais ácidos, (lático, acético, butírico, propiônico, etc) formados por um processo de fermentação, atacam os tecidos mineralizados do dente.

Como elas atuam nesse processo? as bactérias que vivem na boca aderem-se aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácido, que por sua vez corrói o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie propriamente dita. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeo intracelulares de reserva.

Fonte: Wikipédia

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com