TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fio Dental

Casos: Fio Dental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A higiene oral é uma pratica já usada antes da Era Cristã. Durante anos era caracterizada por buscar esforços para um sorriso mais perfeito possível. Motivos não faltam para que um indivíduo com um sorriso agradável torne-se alvo de elogios.

No entanto, só estética não interessava aos estudiosos, a saúde oral surgiu como objetivo principal para as praticas profiláticas contra doenças bucais. A remoção de manchas e restos de alimentos que se aderem aos dentes é essencial, por outro lado, o tratamento periodontal moderno e a cariologia estão voltados para o controle da placa e da gengiva, que ficaram disponíveis a implantação de melhores métodos e ensino. Ao mesmo tempo, o uso dos dispositivos de higiene bucal nas populações ocidentais foi estimulado através de poderosas propagandas comerciais baseada no conhecimento intimo da psicologia humana.

As medidas profiláticas mais empregadas para a prática de higiene contra as doenças bucais são a escovação , o uso de fio dental, a limpeza profissional e seus procedimentos, uma dieta balanceada no intuito de evitar carboidratos em excesso, prejudicial à saúde bucal e principal estimulante para a doença cárie o uso de fluoretos.

Neste trabalho daremos ênfase ao uso do fio dental,demonstrando os tipos existentes, suas finalidades , indicações e modo correto de uso.

O inventor do fio dental, produto que juntamente com a escova de dente é indispensável para nossa saúde bucal, foi um dentista de Nova Orleans, Levi Spear Parmly, em 1815. Este começou a recomendar a seus pacientes que utilizassem seu próprio fio dental, feito de seda.

No entanto, Parmly recomendava o uso de sua invenção apenas a seus pacientes, em pequena escala. A produção em larga escala do fio dental se iniciou com a empresa Codman & Shurtleft, em 1882. Contudo, foi a Johnson & Johnson que obteve a primeira patente do fio dental, em 1898.

Após a Segunda Guerra Mundial, o uso do fio dental se disseminou. Até então, o produto era de seda, diferentemente do fio dental que conhecemos hoje em dia. O fio de nylon foi desenvolvido por Charles C. Bass, o qual o melhorou bastante, aumentando sua elasticidade e principalmente sua resistência.

Hoje, há no mercado uma grande variedade de tipos, marcas e sabores. No Brasil, o consumo de fio dental já passa de um bilhão de metros por ano.

O fio dental é tão importante para a higiene bucal pelo fato de poder eliminar certos resíduos de alimentos e placas bacterianas entre os dentes que as escovas não conseguem.

É um importante item utilizado na higiene bucal e deve ser utilizado no mínimo uma vez por dia.O ideal seria usar o fio dental logo após as refeições , assim como a escovação.

O uso da escova de dentes, por mais eficiente que seja, não consegue remover os resíduos depositados nas áreas entre os dentes, e isso só é alcançado com a utilização do fio ou fita dental. Usados de maneira adequada, o fio dental remove grande parte da placa bacteriana presente abaixo e acima da gengiva (biofilme sub e supra-gengival).

O uso do fio ou fita dentário é recomendado e pode ser utilizado tanto antes como após a escovação.

As crianças deveriam começar a usar o fio dental quando ainda têm os dentes de leite (primários). Uma vez que os dentes de uma criança começam a se fixar um junto do outro, em geral entre os dois e seis anos, os pais deveriam iniciar a criança no hábito do uso diário do fio dental. Na medida em que desenvolvem a destreza, você pode ajudá-los a aprender como usar o fio dental. As crianças começam a desenvolver a capacidade de usar fio dental por si mesmas ao redor dos 10 anos de idade.

Para destacar a importância do uso do fio dental, passe o fio regularmente até que possam fazer sozinhos. Isto os ajudará a desenvolver um bom hábito do uso do fio.

É importante que o tipo escolhido passe entre os dentes com suavidade e sem desfiar, penetrando na gengiva de forma delicada. A cada espaço entre dois dentes, é recomendado o uso de um novo pedaço limpo do fio ou fita.

Uma das causas mais comuns argumentadas pelas pessoas para não usar o fio dental diariamente é que acham incômodo e doloroso. Algumas pessoas têm gengivas sangrantes depois do uso do fio dental, e isto faz com eles desistam deste hábito saudável e importante elemento de higiene dental.

Na verdade, mesmo que se tenha gengivas sensíveis, pode - se usar fio dental sem sofrer dor. No lugar dos fios dentais finos, é recomenda[ável o uso de um fio dental maleável, uma fita dental, que é mais larga que o fio dental padrão. Muitas pessoas com gengivas sensíveis acham que a fita dental é mais cômoda, e lhes permite incorporar o uso do fio dental na rotina diária do cuidado bucal.

Além disso, é indicado o uso de uma escova de cerdas moles, para que os dentes e gengivas não estejam irritados no momento do uso do fio dental. O ideal é agir com suavidade na escovação e no uso do fio dental; não é necessário raspar com intensidade com a escova de dente ou aplicar muita força ao usar o fio dental para obter os benefícios. O fio dental deve ser passado entre cada dente.

Tipos de Fio Dental

Há dois tipos de fio dental:

Fio de nylon (ou multifilamento): existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos.

Fio PTFE (monofilamento): embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.

O porta fio em forma de garfo é recomendado para indivíduos que estão com os movimentos dos braços limitados por lesões ou por idade, possibilitando um modo mais cômodo de se usar o fio dental.

Higiene bucal em usuários de aparelho ortodôntico requer atenção redobrada, pois o aparelho aumenta o número de superfícies que retem os restos alimentares e a placa bacteriana. O acúmulo de placa entre o dente e a gengiva, acarreta inflamação com sangramento, que pode gerar até um sério adoecimento da gengiva.

Por isso é fundamental o uso do fio dental, porém a presença do aparelho dificulta a sua utilização .Para esses pacientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com