TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carll Orff

Exames: Carll Orff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Carl Orff nasce em Munique a 10 de julho de 1895, foi um compositor alemão, sendo um dos mais destacados compositores do século XX, a sua maior contribuição deve-se, contudo à sua influência na pedagogia da música, ao criar o instrumental Orff, um método de ensino musical baseado na percussão, famoso sobretudo pela sua cantata Carmina Burana.

Orff estudou na Academia de Música de Munique até 1914. Serviu então às forças armadas durante a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, atuou nas óperas de Mannheim e Darmstadt, retornando depois a Munique, para continuar seus estudos musicais. Em 1925 foi co-fundador da Guenther School, para atividades físicas, músicas e dança em Munique.

Carl Orff é mais conhecido por Carmina Burana (1937), uma cantata encenada. É a primeira de uma trilogia intitulada Trionfi, que também inclui Catulli Carmina e Trionfo di Afrodite. Essas composições refletem o seu interesse pela poesia medieval alemã. É descrita pelo compositor como "a celebração de um triunfo do espírito humano pelo balanço holístico e sexual". O trabalho foi baseado no verso erótico do século XIX de um manuscrito chamado Codex latinus monacensis, encontrado num mosteiro da Baviera em 1803 e escritos pelos goliardos. Apesar de moderno em algumas das suas composições, Orff soube capturar o espírito da era medieval em sua trilogia. Os poemas medievais foram escritos em uma forma arcaica de alemão e latim.

Com o sucesso de Carmina Burana, Orff abandonou todos os seus trabalhos anteriores, exceto Catulli Carmina e En, trata que foram reescritos até serem reaceitos por Orff. Como fato histórico, Carmina Burana é provalmente a peça mais famosa da Alemanha nazista. Foi tão popular que Orff recebeu investimento em Vienna para compor uma música para Sonho de uma Noite de Verão, a fim de substituir a música banida de Mendelssohn.

Orff relutava-se em denominar os seus trabalhos simplesmente como óperas. Por exemplo, ele chamou Der Mond (ou A lua em língua alemã) (1939) como um Märchenoper (ou Ópera de conto de fadas). Die Kluge (A mulher sábia) (1943) também se adequava na mesma categoria segundo ele. Em ambas as composições existe o mesmo som medieval ou atemporal, sem copiar os idiomas musicais do período.

Ao longo da sua vida Orff trabalhou bastante com crianças, usando a música como uma ferramenta educacional, tanto a melodia e o rítmo, tratadas através de palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com