TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carl Orff e Emile Dalcroze

Por:   •  10/5/2015  •  Abstract  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Carl Orff

Para Orff a música é uma forma de expressão natural e como tal deve ser aprendida, através da observação, da intuição e da apropriação – música elementar.

A pedagogia de Orff se baseia na premissa que a criança orienta-se em movimentos e sons naturais para fazer música. Esse fazer musical, sem qualquer tipo de treinamento, faz com que seu método tenha um caráter inclusivo, tornando possível a todos a possibilidade da experiência musical.

Segundo Orff, o aprendizado se dá através da atividade e da criação. Suas práticas musicais têm por objetivo proporcionar à criança, um contato organizado com os conteúdos e elementos culturais da linguagem musical. Esse fazer musical expressivo, que se utiliza do canto, improvisação com palavras e rimas, ritmos corporais, a dança ou qualquer outra forma criativa de se produzir som, são canalizados para o aprendizado.

“A compreensão deve vir depois da experiência.” O ensino da leitura e escrita musical é feito após a aquisição dos elementos musicais, e são frutos das práticas musicais experimentadas.

O uso de instrumentação própria, do ostinato e da escala pentatônica, também são características do Método Orff.

Orff buscava sensibilizar todas as crianças para a música ( criação e audição), mostrando um caminho de conhecimento e prazer através da experiência musical pessoal.

Emile Dalcroze

Dalcroze se utiliza dos movimentos rítmicos, treinamento auditivo e improvisação para alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo.

Com seu método, a Eurritmia, Dalcroze mostra que é necessário primeiro entender o corpo. Ele estuda os elementos musicais como, fraseado, dinâmica, acentuação, métrica, andamento, pulso, através de atividades com a utilização do movimento. Os movimentos são improvisados pelos próprios alunos, que são estimulados a demonstrar o que estão ouvindo.

Para Dalcroze o movimento ritmo-corporal, é parte fundamental para o desenvolvimento musical consciente e para uma boa performance.

Dalcroze dá importância a boa escuta. Para o desenvolvimento da audição, criava jogos de treinamento para o ouvido que aguçavam a percepção dos alunos, tendo como resultado uma maior sensibilidade aos aspectos musicais.

Nas aulas, os alunos são estimulados a utilizar a criatividade através da improvisação.

A metodologia de Dalcroze tende a aumentar a concentração, melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, enriquecer a audição, aguçar os sentidos e desenvolver a criatividade.

Através da integração do movimento corporal à vivência musical, Dalcroze procurava uma maior interpretação e expressividade nas performances.

Orff e Dalcroze - Pontos em comum

• Orff e Dalcroze integraram a música com outras formas de expressão, a palavra e a dança.

• Improvisação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com