TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas Soberba

Trabalho Escolar: Casas Soberba. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 7

Tamanho da Fonte:

-AA+A

A Atividade Colaborativa, que deve ser elaborada individualmente, é realizada a partir das leituras e análises sugeridas, além das interações realizadas no Fórum Geral.

O objetivo é estimulá-l@ a resolver uma tarefa pela troca colaborativa de ideias e pela construção do conhecimento.

Responda às questões propostas no Fórum Geral e interaja com seus colegas. Lembre-se: isso contribuirá para a elaboração da tarefa a ser entregue ao tutor.

Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF”.

IMPORTANTE: A atividade – que é de elaboração individual e vale 3,0 pontos – deverá ser postada aqui e será avaliada pelo tutor, para compor a nota do 2º bimestre.

Dúvidas? Entre em contato com seu tutor.

Bom trabalho!

Atividade Colaborativa

Você criou uma empresa de consultoria na área de gestão do conhecimento e da inovação e um cliente importante acaba de contratar seu serviço.

Trata-se de uma empresa importante da área de vendas no varejo, as Casas Soberba, uma empresa tradicional de muito sucesso no passado, com filiais espalhadas por todo o interior do Brasil. Infelizmente, a rede Soberba começa a dar sinais de certo esgotamento. Há vários anos não abre novas filiais e está começando a ter problemas para cumprir seus objetivos e saldar alguns compromissos.

Antes da sua equipe ser chamada, a empresa contratou uma outra consultoria que fez o seguinte relatório, ao qual você tem acesso agora.

O relatório diz o seguinte:

Nas Casas Soberba espera-se que os executivos documentem todas as suas decisões. Os “bons gerentes”são aqueles capazes de oferecer dados detalhados que deem sustentação às recomendações da central. As decisões criativas, que incorrem em mudanças significativas ou em riscos, não são encorajadas. Como os responsáveis por projetos fracassados são abertamente criticados e punidos, os executivos procuram não implementar ideias que se desviem muito do “status quo”.

Um gerente de nível hierárquico mais baixo cita uma expressão frequentemente utilizada na empresa: “se não estiver decidido em reunião ou não pedirem, não vá inventar”. Existem vários regulamentos e regras que devem ser obedecidos pelos funcionários de todos os níveis. Os chefes supervisionam os subordinados bem de perto para garantir que não haja desvios. Por exemplo, recomenda-se que os vendedores de uma área geográfica tenham pouco contato com vendedores de outra área geográfica, ainda que vendam os mesmos produtos. O mesmo vale para supervisores e gerentes. Clientes não têm opiniões muito valorizadas e não existem parcerias com outras empresas. Os gestores estão com medo da concorrência que parece surgir de todos os lados. Há muito tempo não lançam produtos ou serviços novos e estão confusos com as ferramentas da internet.

Nunca ouviram falar de gestão do conhecimento ou da inovação!

Obs.: Declarações estratégicas das Casas Soberba:

Missão: atender às famílias como antigamente.

Visão: ser uma empresa que tem o que o cliente necessita a longo prazo.

Funcionários deveriam compartilhar conhecimentos e se sentirem mais livres para propor inovações, não é mesmo? A empresa necessita criar conhecimento novo!

O seu desafio, enquanto consultor, é propor soluções por meio do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi para salvar as Casas Soberba da falência e fazê-la prosperar novamente.

Apresentar, em forma de relatório, soluções fundamentadas no modelo de criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi para as Casas Soberba.

Então, vamos aos passos!

Passo 1: Para salvar a empresa Casas Soberba, é importante rever alguns tópicos principais da Gestão do Conhecimento e também conhecer um pouco mais sobre as grandes redes de varejo do Brasil:

Retome o conteúdo da disciplina Gestão do Conhecimento, disponibilizado no AVA, para dar início às fundamentações teóricas da sua proposta para as Casas Soberba.

Você deve se atentar, especialmente, aos seguintes aspectos:

Nas aulas 2 e 3, procure saber mais sobre a essência do modelo de criação do conhecimento organizacional.

Nas aulas 4 e 5, considere aprofundar sua visão sobre os fatores-chave mais importantes para promover o conhecimento nas empresas.

Nas aulas 6, 7 e 8, dedique-se à compreensão das ferramentas para a gestão do conhecimento.

Dica: Sempre que julgar necessário, você pode, também, fazer consultas ao Livro-Texto da disciplina:

NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

Analise, como síntese geral, o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi por meio da seguinte leitura:

CARTONI, D. Gestão do conhecimento como ferramenta de estratégia organizacional. Revista de Ciências Gerenciais. Valinhos/SP: Anhanguera Educacional, 10 out. 2006. Disponível em: <http://sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/view/69>. Acesso em: 3 fev. 2014. Se preferir, clique em: <https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EQmQ1WkVmbXVldEk/edit?usp=sharing>. Acesso em: 26 fev. 2014.

Considere que é muito importante conhecer a área em que atua a empresa que contratou a sua assessoria. Veja só: o ramo varejista no Brasil é o 2o maior empregador, perde apenas para o governo.

Luiza Helena Trajano (fundadora das lojas Magazine Luiza) e Samuel Klein (fundador das Casas Bahia) representam o espírito do sucesso do ramo varejista no Brasil. São exemplos que chamam a atenção do mundo inteiro para apostas aparentemente simples que levaram a resultados de enorme expressão. Buscas na internet retornam centenas de links para esses dois personagens, selecionamos alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com