TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 02 - Soc. Jurídica E Judiciária

Artigos Científicos: Caso Concreto 02 - Soc. Jurídica E Judiciária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  354 Visualizações

CASO CONCRETO 2 - SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

CASO 1

Resposta:

Pode-se dizer que a mediação é um meio termo entre a negociação e a conciliação.

A mediação se aplica a qualquer contexto da relação humana, como às relações comerciais, mas também às vizinhanças, de comunidade, entre países, etnias etc. "Na conciliação o objetivo é o acordo, ou seja, as partes, mesmo adversárias, devem chegar a um acordo para evitar um processo judicial.

Na mediação as partes não devem ser entendidas como adversárias e o acordo é consequência da real comunicação entre as partes.

Na conciliação o mediador sugere, interfere, aconselha. O mediador facilita a comunicação, sem induzir as partes em acordo".

Outra diferença marcante entre mediação e conciliação é que esta funciona melhor em conflitos entre partes cujo relacionamento não exija continuidade, ao passo que a mediação apresenta-se mais adequada quando as partes necessitarem manter um relacionamento, por exemplo, numa discussão sobre separação, pensão alimentícia, briga entre vizinhos, etc. "No processo de mediação existe a preocupação em criar vínculos entre as partes, transformar e prevenir conflitos". Os tipos mais conhecidos de mediação são: a comercial e a mediação familiar

CASO 2

Resposta:

1) Arbitragem

2) A celeridade, a redução de custos, a não intervenção da máquina pública.

QUESTÃO OBJETIVA

Resposta: letra b)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com