TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1, 2, 3 E 4 Ciência Política

Artigo: Caso Concreto 1, 2, 3 E 4 Ciência Política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 6

Caso concreto 1

1 – Sabendo que as universidades estão ligadas a EDUCAÇÃO e esta atinge toda a sociedade e suas classes, e esta sociedade é de responsabilidade pública, conclui-se que o espaço social que a palavra política se refere é o espaço público.

2 – É um tipo de discurso argumentativo, onde há uma manipulação para o convencimento, buscando abrir os olhos da sociedade para uma educação superior de qualidade para seus membros – discurso aberto

Caso Concreto 2

1) é a arte de persuadir, a arte de buscar o convencimento de um ou vários indivíduos pelo meio do discurso argumentativo;

2) é que a retórica vai dar ferramentas para que o ator utilize quando quer convencer sobre o seu assunto. Um exemplo marcante da retórica é o meio televisivo, pois de uma forma circense consegue olhando para um ponto único e não para uma plateia, convencer, persuadindo o público que esta em todo lugar a frente de uma TV, mas não esta no momento do discurso.

Caso Concreto 3

1- Leia com atenção as assertivas abaixo para responder sobre os contratualistas e pacto social

I – No estado de natureza, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos, a lei dos lobos. No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social.

II – Todos os homens nascem e são iguais por natureza. Usam a razão, um bem comum, para construir a sociedade, e dela partilhar os resultados. O Estado vem do direito natural, como o direito à vida, à liberdade, à propriedade. O Estado deve promulgar o bem estar geral. O governo não pode ser tirânico, nem patriarcal. A relação entre os indivíduos e o Estado é de confiança.

III – O contrato social não se tratava de um contrato estabelecido entre os indivíduos e sim de cada um consigo mesmo e que transformava cada indivíduo num cidadão.A principal cláusula deste contrato é a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade.

De acordo com o exposto acima marque a sequência correta :

a) Thomas Hobbes; Rousseau e John Locke.

b) John Locke; Rousseau e Thomas Hobbes.

c) John Locke; Hobbes e Rousseau.

d) Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau.

e) Rousseau, Hobbes e Locke

Caso Concreto: Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes , Locke e Rousseau.

Hobbes, funda-se na ideia de segurança, pois parte do pressuposto que o governante oferece proteção.

Locke considera que todos os homens nascem livres e iguais e vivem em sociedade para atingir o bem comum dessa forma confiam que o estado é um direito como a vida a liberdade e os demais direitos naturais.

Russeau parte da ideia que um homem somente se realiza por meio da comunidade a qual cedem a sua individualidade prevalecendo os interesses da comunidade

Caso concreto 4

Estado sobre a visão sociológiva é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território”. (WEBER, 1982, p.98). Para que o Estado possa exercer o monopólio da força, é imprescindível que os dominados obedeçam às autoridades que detêm tal poder. Para Weber o Governo Estatal tem o poder monopolista legítimo de coerção física . O objeto de estudo ou inspiração de Weber foi o sistema governamental alemão, acreditando que o estado controlaria o poder por uma burocracia militar e civil, onde a instituição governamental nada mais seria que uma relação de homens dominando homens com objetivo maior: o cumprimento das leis por seus governados.

Caso concreto 5

Pergunta-se: é correto afirmar que as Ilhas Malvinas indicam a necessidade de continuidade geográfica do território do Estado a fim de possibilitar o exercício da Soberania?

Resposta: De acordo com Jean Bodin, Soberania refere-se à “entidade que não conhece superior na ordem externa nem igual na ordem interna”.

Sim, pois outra característica de soberania é ser indivisível, mesmo estando fisicamente afastada, o poder soberana exercício é o da Grã-Bretanha, e para ter soberania é necessário estabelecer suas fronteiras geográficas.

Caso concreto 6

Ocorreu alguma mudança importante na condição política da Cisplatina quando foi transformada em República? Analise a questão à luz dos elementos constitutivos do Estado.

Sim pois enquanto provincia era um território cosquistado e explorado, ao se tornar republica, conquistou o reconhecimento pelos demais estados e o poder soberano Passou a ter personalidade jurídica e soberania.

Caso concreto 7

Pergunta-se: Como o tema foi analisado pelo filósofo Aristóteles? O pensamento aristotélico influenciou outros pensadores, como Montesquieu?

Montesquieu considera democracia e aristocracia, que, na classificação de Aristóteles, são dois tipos distintos, como duas modalidades de um mesmo regime chamado republicano, e distingue esse regime da monarquia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com