TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1

Dissertações: Caso Concreto 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  2.426 Visualizações

Página 1 de 3

Caso Concreto 1

Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda:

a) É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.

SIM. Segundo TARTUCE, o Direito Contratual ou Obrigacional é o cerne principal entre os direitos pessoais patrimoniais e direitos reais. Nesse sentido, salienta a concepção de NORONHA:2003 quando afirma que “é possível conceber-se de uma pessoa viver uma vida inteira sem necessidade de conhecer o Direito das Sucessões, ou a maior parte do Direito de Família, ou até as partes mais significativas do Direito das Coisas. Mas não é possível viver à margem daquelas atividades do dia-a-dia regidas pelo Direito das Obrigações”.

b) Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios.

SIM. Os princípios da eticidade e da socialidade exercem forte influência no direito obrigacional. O princípio da socialidade relaciona-se com a função social da obrigação e dos contratos e o da eticidade com a boa-fé objetiva. Ambos estão relacionados com a concepção social da obrigação e com a conduta leal dos sujeitos da obrigação.

c) Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.

SIM. Existe uma relação jurídica de caráter transitório entre os sujeitos ativo (credor) e passivo (devedor). A obrigação é constituída pelos elementos subjetivos (credor e devedor), elementos objetivos imediatos (prestação) e elementos imaterial, virtual ou espiritual (vínculo entre as partes). O dever está inserido no conceito de obrigação, ou seja, o dever jurídico abrange, além das relações obrigacionais (direito pessoal), como o Direito das Coisas (direito real), o Direito de Família, o Direito das Sucessões, o Direito de Empresa e os direitos da personalidade. Nesse sentido, o dever é concebido como uma imposição pelo direito objetivo, a todas as pessoas, objetivando certa conduta, sob pena da aplicação de sanções pelo não cumprimento do comportamento prescrito pela norma jurídica. Assim, a responsabilidade surge quando se descumpre o dever jurídico. Com efeito, nessa relação jurídica, existe o ônus jurídico, que é o comportamento para a obtenção de certa vantagem (resultado) para o próprio agente, facultado pela lei. Já entre o estado de sujeição, denominado potestativo, não existe nenhuma correspondência com qualquer outro dever, tendo em vista que o estado de sujeição constitui um poder jurídico do titular do direito, traz em seu bojo um subordinação, contra a qual não se pode insurgir ou discordar, pois está preestabelecida.

Caso Concreto 2

Identifique as fontes das seguintes obrigações:

1. Obrigação alimentar decorrente de parentesco.

Lei

2. Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada.

Atos ilícitos

3. Pagar uma recompensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com