TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1 Introdução Ao Estudo Do Direito

Pesquisas Acadêmicas: Caso Concreto 1 Introdução Ao Estudo Do Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Concreto – 1ª aula

Ao iniciar seus estudos de direitos ( 1), seu Antônio, que já trabalha há mais de trinta e sente anos na mesma empresa, descobriu que já tem Direito (2) de se aposentar, pois o Direito (3) previdenciário lhe garante tal benefício. Poe isso, não acha Direito (4) que um homem trabalhador e Direito(5) como ele, tenha ficado tanto tempo sem conhecer esse conjunto de normas de Direito (6) feitas pelo Estado, achando que somente Deus é quem poderia dar aos homens o Direito(7) sobre as coisa.

a) Direito natural

b) Direito positivo

c) Direito Subjetivo

d) Direito Objetivo

e) Ciência do direito

f) Correto

g) Justo

Agora marque a opção correta:

X(A) 1e, 2c, 3d, 4g, 5f, 6b, 7ª

Questão Discursiva

O preâmbulo da Constituição Federal de 1988 tem a seguinte redação:

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem – estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil”.

a) A partir da leitura do texto acima, é possível identificar as finalidades do ordenamento jurídico brasileiro. Quais são elas?

Tem por finalidade assegurar o exercício dos Direitos Sociais e Individuais, com a solução pacífica das controvérsias.

b) O Direito como todas as demais instituições cumpre um papel importante na sociedade. Quais são as funções sociais desempenhadas pelo Direito?

Sua função está em “Estudar as Regras e princípios de uma Sociedade, com fim de pacificação de conflitos”.

c) Podemos dizer que o Direito que regia o Estado de Hitler (direito positivo Alemão de 1940) tinha a mesma finalidade que o nosso ordenamento jurídico? Justifique. O que há de comum entre ambos?

Sim, é claro que detalhadamente tinha muitas diferenças, todos possuem ciências das barbaridades cometidas pelo nazismo, porém, a finalidade era a mesma, que os direitos básicos descritos acima fossem cumpridos. Alias Hitler “afirmava que os direitos do povo estavam acima dos direitos do Estado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com