TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1 Teoria E Pratica Da Argumentação Juridica

Trabalho Escolar: Caso Concreto 1 Teoria E Pratica Da Argumentação Juridica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO

São apresentados dois textos adiante. Em primeiro lugar, identifique se esses textos são narrativos ou argumentativos. Em seguida, procure justificar sua resposta por meio da cópia de alguns fragmentos pontuais. Você pode usar como parâmetro a tabela explicativa anterior.

Texto 1

Não é de hoje que eu defendo que o advogado e qualquer cidadão podem gravar as conversas travadas em mesa de audiência, sem a necessidade de avisar aos presentes, entre eles a pessoa do Magistrado que a preside.

Antigamente, isso era impossível de ocorrer por conta do tamanho dos gravadores e da necessidade de estarem próximos de quem falava para obtenção nítida da voz. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, são inúmeras as ?traquitanas? que gravam voz a distância e com excelente resultado em termos de qualidade de audição.

Não vejo e nem nunca vi nenhuma ilicitude nisso. As audiências são públicas, quem as grava busca o registro de tudo para sua posterior orientação e também, em eventuais casos, para o exercício pleno da sua defesa (art.5, LV da CRFB). Filmar recai na mesmíssima hipótese.

Hoje já existe projeto em curso de implantação ? nas Varas que contam com processos eletrônicos ? de se gravar a voz e filmar a imagem de todos, criando um melhor registro ao processo e alcance de uma maior transparência e publicidade. O saldo positivo de se gravar é proporcionar a todos os que participam daquele momento de embate jurídico o respeito, a cordialidade, o tratamento polido, evitar ironias, críticas pessoais, assédio processual/judicial, etc. Enfim, não faz mal algum gravar tudo, pois quem não deve não teme. (...)

Texto 2

Texto 1 - Resposta: É uma argumentação. Há a defesa de um ponto de vista, (a validade de serem gravados os diálogos de audiências, sem prévia autorização). O fato é tratado como uma prova em benefício do advogado em sua tese. O tempo verbal utilizado é o presente, (defendo, gravam, vejo, proporcionar). Não há preocupação com a ordem cronológica e sim com a disposição que favoreça ao convencimento proposto, tanto que a referência aos primeiros fatos (antigamente) vem no 2º parágrafo. É possível identificar: o fato conflitante (gravar audiência indistintamente); a tese defendida (a liberdade de ser exercida e utilizada esta gravação); o fato que sustenta a tese (audiência pública); e o argumento (quem não deve não teme). O texto quer convencer da aceitação do procedimento e é prcial, pois expõe um único ponto de vista.

Texto 2 - RESPOSTA: É uma narração. Expõe os fatos, destacando aqueles que traduzem aspectos a ser considerados na lide, sob a forma de informações. Os verbos são utilizados no pretérito, (ex.: dirigiu-se, combinaram, já havia, foi acometida). As referencias são à 3ª pessoa, (ex.: dirigiu-se, com sua esposa, as partes, o autor). Os fatos são dispostos em ordem cronológica de acontecimentos, passo a passo da compra até as consequências da não entrega no prazo.

Da sua leitura é possível identificar: o quê: compra de um carro; quem: comprador e concessionária; onde: na sede da empresa e num segundo momento da consequência no hospital; quando: consta a data e a hora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com