TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 3 Ciencia Politica

Dissertações: Caso Concreto 3 Ciencia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO 3

Segundo Roussau a liberdade natural do homem, seu bem estar como também sua segurança só poderiam ser preservados através do contrato social onde prevaleceria a soberania da sociedade e da política da vontade coletiva.

Para Rousseu a busca pelo bem estar levaria o ser humano as suas ações e a necessidade de realizar seus interesses próprios à busca pelos seus semelhantes. Logo a concorrência viria a existência e o contrato social teria como definição as questões da igualdade e o comprometimento entre todos. Então, era preciso instituir a justiça e a paz para submeter igualdade entre as pessoas da sociedade.

Com o surgimento da sociedade privada que poderia esta ligada a formação da sociedade civil, Rousseu afirmava que seria a origem da desigualdade, pois não só prevalecia a preocupação com a aparência como também uns viveriam levando vantagens em cima dos outros.

Segundo Rousseu o homem nasce com sua liberdade natural mas com o seu crescimento como ser humano singular numa sociedade plural necessita da liberdade civil sendo o contrato social fator fundamental para essa troca. Seria o ´povo o agente da elaboração das leis e do cumprimento das mesmas e como esta escrevendo para si mesmo seria um ato de liberdade.

A valorização da democracia no pensamento de Rousseu mesmo sendo absolutista na Europa no seu tempo acreditava-se que mesmo o individuo poderia fazer prevalecer seus interesses sobre o do coletivo o Estado poderia subjugar a vontade geral. Ou seja, suas ações não valeriam pó si só mas deveriam ser dadas em nome da soberania do povo.

CASO CONCRETO 6

Ciência do Poder: Conhecida pelo exercício do Poder. A ciência Política tem grande interesse desde que seja fonte de poder e é definida pela capacidade de obriga os outros a aceitar ou adaptar-se a um determinado comportamento.

Ciência do Poder Político: É o estudo de como a coação exerce tal poder numa sociedade politicamente organizada e estruturada.

Ciências do Sistema Político: Processo de distribuição autoritária de recursos numa determinada sociedade bem como estruturando seu sistema político de funcionamento.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »