TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Germinal Caso Concreto Ciencias Politicas

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Do Filme Germinal Caso Concreto Ciencias Politicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  1.329 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Filme Germinal

A história se passa na França em 1993 no século XIX, relata basicamente o que se passava na época da revolução industrial, como era a vida dos operários naquela época, a luta deles por seus direitos e os movimentos grevistas.

O filme mostra uma família de trabalhadores de minas de carvão, que vivem em extrema miséria. Eles eram explorados por seus patrões ricos, que tinham ótimas condições de vida, não precisavam trabalhar e o trabalho sujo ficava para os trabalhadores das minas exercerem, eles trabalhavam muito para conseguirem seus míseros salários, vivendo em péssimas condições, muitos com doenças e passando fome, enquanto os ricos faziam banquetes e festas com seus lucros conquistados à custa dos operários explorados. Essa exploração cresceu conforme o desenvolvimento da revolução industrial, onde o capitalismo predominou, levando lucros e independência às empresas, sem a intervenção do governo.

Após muita humilhação, o trabalhador mais antigo da mina, deixa-se influenciar pelas ideias de um novo trabalhador recém-chegado, onde eles organizam os demais trabalhadores a fim de conseguir melhorias salariais, criando fundo de reserva, onde cada trabalhador deveria contribuir com uma pequena quantia, a fim de iniciarem uma greve. Com a primeira paralisação há uma tentativa de acordo com o diretor da mina, mas, não da em nada, pois ele justifica precariedade financeira das companhias e não há possibilidades de reajuste salarial. Alguns trabalhadores já famintos e com medo querem voltar ao trabalho e desistir da greve, já outros preferem a morte, com isso surgirão às brigas e mortes acontecerão.

Enfim as divergências sempre existiram entre as classes de alta e baixa renda, nas relações de trabalho e de exploração que a classe baixa era exposta, e a solução foi o surgimento de greves e sindicalismo criado nessa época em busca de melhorias.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »