TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 3 - Ciência Política

Casos: Caso Concreto 3 - Ciência Política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 2

1- Leia com atenção as assertivas abaixo para responder sobre os contratualistas e pacto social

I - No estado de natureza, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos, a lei dos lobos. No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social.

II - Todos os homens nascem e são iguais por natureza. Usam a razão, um bem comum, para construir a sociedade, e dela partilhar os resultados. O Estado vem do direito natural, como o direito à vida, à liberdade, à propriedade. O Estado deve promulgar o bem estar geral. O governo não pode ser tirânico, nem patriarcal. A relação entre os indivíduos e o Estado é de confiança.

III - O contrato social não se tratava de um contrato estabelecido entre os indivíduos e sim de cada um consigo mesmo e que transformava cada indivíduo num cidadão. A principal cláusula deste contrato é a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade.

De acordo com o exposto acima marque a seqüencia correta:

a) Thomas Hobbes; Rousseau e John Locke.

b) John Locke; Rousseau e Thomas Hobbes.

c) John Locke; Hobbes e Rousseau.

d) Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau.

e) Rousseau, Hobbes e Locke

Caso Concreto: Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes, Locke e Rousseau.

R- Item d.

R- Hobbes: Todo homem deve se esforçar pela paz, procurá-la e segui-la. Que um homem concorde em conjunto com os outros em renunciar à seus direitos de todas as coisas, contentando-se com a mesma liberdade que aos outros permite em relação à si. Ele etende que a natureza humana é má e que só o Estado controla esse estado de natureza. Portanto, ele é absolutista e a relação entre o Estado soberano em relação aos indivíduos é de subordinação.

Locke: O pacto político consiste nas pessoas abdicarem de suas vontades em prol da comunidade. O homem renuncia sua liberdade e estado de natureza para proteger sua propriedade (vida,bens etc) sendo para ele a relação entre o Estado e os indivíduos de confiança.

Rousseau: Como os homens não podem criar novas forças, mas só se unir e dirigir os que já existem, o meio que tem para se conservar é formar por agregação uma soma de forças que vença a resistência. È a alienação total de cada sócio com todos os seus direitos à toda comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com