TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 3, Introdução Ao Direito

Artigo: Caso Concreto 3, Introdução Ao Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  1.160 Visualizações

CASO CONCRETO 1

1. No caso acima apresentado, os personagens Adamastor e Carlito utilizam-se de concepções distintas do direito para defender suas posições sobre a venda de órgãos. São elas fundadas no Direito Natural e no Direito Positivo. Identifique-as no texto, conceituando-as.

Resposta: Naturalismo: Quando Adamastor usa do argumento de que é de seu direito comercializar aquilo só a ele pertence

Positivo: Quando Pachoal se nega a publicar, por estar expresso na lei que é proibido.

2. Por que é possível afirmar que, cada vez mais, caminhamos para conciliar o direito natural com o direito positivo, que no passado se opuseram frontalmente?

Resposta: Por que, a tendência evolutiva da humanidade, e tão logo do direito, é que o naturalismo seja absolvido pelo positivismo, no sentido de que o natural seja positivado. Partindo do ponto de compreensão e solução dos problemas sociais que geram a infração, assim nossa sociedade não terá a justiça atrelada ao conceito de vingança praticado hoje.

3. O direito natural possui tendência a converter-se em direito positivo, ou a modificar o direito preexistente?

Resposta: as duas coisas, a tendência evolutiva é que no futuro ambos sejam apenas um, logo, o direito natural modificara o direito positivo e o a nova concepção de direito será expressa assim tornando o direito natural positivo dentro do conceito de que, o positivo é o que está escrito.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com