TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto

Artigos Científicos: Caso Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

TCU critica falta de autonomia de agência reguladora

(A) Com base no texto, pode-se afirmar que o Estado, através das agências reguladoras está tornando os mercados de infraestrutura no país, mais eficientes? Fundamente a resposta;

A presença das agências reguladoras é indispensável para o sucesso dos investimentos privados, que são centrais para suprir o déficit de investimento em infraestrutura existente no Brasil. Isto se dá porque importante parte deste investimento terá que ser arcada pelo setor privado, e investimentos em infraestrutura envolvem significativos custos irrecuperáveis amortizados por um longo prazo de tempo.

(b) Qual o tipo de intervenção na atividade econômica, que é desempenhada pelas Agências Reguladoras?

As Agências Reguladoras tem a finalidade de regulamentar, controlar e fiscalizar a abertura de um mercado econômico, que antes era monopolizado pelo Estado empreendedor. A função básica das Agências Reguladoras é a intervenção do Estado no domínio econômico, ou ainda, a promoção do desenvolvimento econômico, tudo sob o prisma do fortalecimento da competição no setor privado da economia e da criação de procedimentos de controle absolutamente racionais.

(C) Quais os princípios estabelecidos no Art.170 da CF/88, que caracterizam a economia brasileira, como um sistema econômico misto predominantemente capitalista?

-Princípio da soberania nacional, destacando que o papel do Estado é primordial na defesa dos interesses da nação, no que concerne sua integração econômica, seu crescimento e desenvolvimento, com justiça social.

-Princípio da Propriedade Privada, abordando a questão da propriedade privada, sob o aspecto dos meios de produção, inseridos na ordem econômica e financeira.

-Princípio da Livre Concorrência, os que atuam na atividade econômica têm o direito de livre concorrência, ou seja, a competição entre si, visando alcançar um lugar no mercado, sem que haja intervenção do Estado sem justo motivo. Em outras palavras, o Estado não pode atuar na proibição ou discriminação injusta de determinada atividade econômica, sem estar justamente fundamentado para isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com