TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto

Trabalho Escolar: Caso Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

Origem e o Conceito da Geografia/Professor Eliandro Freire.

Introdução

A análise do conhecimento científico é profundamente dinâmica e evolui sob a influência das transformações econômicas e de suas repercussões sobre a formulação do pensamento-científico.

A geografia, por ser uma ciência social, se torna mais dinâmica que as denominadas exatas como a Matemática, a Física, etc. Comprovando a evolução do pensamento geográfico, ela hoje se propõe a algo mais que descrever a paisagem, pois a simples descrição não oferece elementos suficientes para uma compreensão global daquilo que pretendemos conhecer geograficamente.

Alguns autores chegavam a definir a Geografia como estudo da superfície terrestre apoiado no próprio significado etimológico do termo Geografia-descrição da Terra.

Geo. = Terra Graphein = Estudo

Conceito

É interessante se observar como diferentes autores definem a Geografia.

Para Kant caberia ao estudo geográfico descrever todos os fenômenos manifestados na superfície do planeta, sendo uma espécie da síntese de todas as ciências.

Para Emanuel de Martonne a Geografia é a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície da Terra, as causas desta distribuição e as relações locais desses fenômenos.

PAREI AQUI 1º ANO G - Para Levi Marrero a Geografia se define como uma ciência que estuda as diferentes paisagens da Terra e as modificações nela introduzidas pelo homem localizando-as, descrevendo-as, explicando-as e comparando-as entre si.

Os conceitos citados já não evidenciam o momento científico em que a Geografia se encontra. Superada a fase da descrição da paisagem ou simplesmente o fato de diferenciar áreas a partir das aparências, a Geografia é hoje uma ciência que, além da descrição do fato busca entender o que se encontra por trás das aparências, para tanto necessita conhecer o nível social, político e econômico a que o espaço encontra-se...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com